Salvador recebe simpósio internacional de câncer urológico
De 30 de junho a 1 de julho, acontece o VIII Simpósio Internacional de Uro-Oncologia Oncologia D’Or. Os principais nomes da oncologia brasileira vão se reunir no Hotel Deviller, em Salvador, para discutir o que há de mais atual e relevante em tratamento e diagnóstico de tumores urológicos. Um dos coordenadores científicos do evento, ao lado do oncologista Vinicius Carrera e da Coordenadora Médica da Radioterapia Rede D’Or Elisangela Carvalho, o urologista Miguel Srougi ressalta que o público pode esperar um evento dinâmico, com abordagem da prática clínica e atualizações recentes sobre os temas relevantes no mundo da Uro-Oncologia.
Srougi observa que se manter atualizado é um desafio cada vez maior para os médicos, frente à velocidade dos avanços tecnológicos. Um exemplo é o impacto que se tem projetado do uso da inteligência artificial, que será justamente a conferência de encerramento do primeiro dia, quando se debaterá o Chat GPT e a prática da medicina. “O uso da IA na medicina já é uma realidade, tanto na avaliação de diagnóstico como na escolha de tratamentos. Por isso é preciso entender melhor essa tecnologia, para poder usar em prol dos pacientes”, afirma.
Serão mais de 40 palestrantes dos principais centros oncológicos do país, que vão se aprofundar nos cânceres de bexiga, próstata, rim e testículos, através de discussões sobre perspectivas futuras, como emprego de novas tecnologias e incorporação de biomarcadores moleculares. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima quase 66 mil novos casos de câncer de próstata por ano no Brasil, sendo a neoplasia de maior incidência entre os homens e a segunda em índices de mortalidade. Por outro lado, o câncer de testículo é o mais comum entre homens abaixo dos 40 anos.
Os nomes internacionais confirmados ratificam o alto padrão da programação. Entre eles está o James Eastham, chefe do serviço de Urologia do Departamento de Cirurgia do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, reconhecido por seu trabalho em câncer de próstata. Outro destaque é o Marc Garnick, um dos principais especialistas no mundo em câncer urológico e no desenvolvimento de novas terapias para o tratamento do câncer de próstata.
Sobre a Oncologia D’Or
Criada em 2011, a Oncologia D’Or é o projeto de oncologia da Rede D’Or formada por clínicas especializadas no diagnóstico e tratamento oncológico e hematológico, com padrão de qualidade internacional e que, atualmente, está presente em onze estados brasileiros e Distrito Federal. O trabalho da Oncologia D’Or tem por objetivo proporcionar, não apenas serviços integrados e assistência ao paciente com câncer com elevados padrões de excelência médica, mas um ambiente de suporte humanizado e acolhimento. A área de atuação da Oncologia D’Or conta com uma rede de mais de 55 clínicas, tem em seu corpo clínico mais de 450 médicos especialistas nas áreas de oncologia, radioterapia e hematologia e equipes multidisciplinares que trabalham em estreita parceria com o corpo clínico da maioria dos 73 hospitais da Rede D’Or. Além disso, a presença das clínicas da Oncologia D’Or em mais de 20 hospitais da Rede, abrange a área de atuação em toda a linha de cuidados, seguindo os moldes mais avançados de assistência integrada, proporcionado maior agilidade no diagnóstico e trazendo mais conforto e eficiência para o tratamento completo dos pacientes.
Mais de 40 palestrantes vão debater os avanços do diagnóstico e tratamento de tumores urológicos. – Foto: Reprodução/TV Brasil/Via ABr