Saque emergencial do FGTS começará no dia 29 de junho
Segundo Guimarães, a Caixa quer evitar uma aglomeração excessiva de pessoas nas agências, pois também realiza o pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais, cuja primeira parcela do terceiro lote começa a ser depositada na próxima terça-feira, disse Guimarães.
O presidente do banco negou restrições além das operacionais, como falta de moeda impressa. “Não tem discussão de falta de papel. Não existe. Nosso objetivo claramente é preservar a vida dos brasileiros, evitar aglomerações”, afirmou Guimarães em coletiva de imprensa.
No total, a Caixa calcula que atenderá 121 milhões de brasileiros com o saque do FGTS, o auxílio emergencial a informais e o benefício emergencial para trabalhadores com redução de jornadas e salários.
Calendário
A Caixa começará a disponibilizar os valores do FGTS em contas digitais a partir de 29 de junho para os nascidos em janeiro. Até 25 de julho, esses beneficiários poderão utilizar os valores de até R$ 1.045 para pagamento de boletos, compras em sites ou em maquininhas habilitadas. Após essa data, estarão liberadas os saques em dinheiro e transferências.
Para os outros beneficiários, os depósitos escalonados serão disponibilizadas semanalmente, sempre de acordo com os meses de nascimento, até 21 de setembro. A autorização de saques em dinheiro e transferências, também escalonadas, seguirão e a última liberação ocorrerá a partir de 14 de novembro.