Salvador

Saúde promove seminário “Religiões de Matriz Africana e Saúde: uma perspectiva de Integralidade” na Casa de Oxumaré

Como parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional e Intolerância Religiosa, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Atenção Especializada/Campo temático de Saúde da População Negra, realiza o seminário “Religiões de Matriz Africana e Saúde: uma perspectiva de Integralidade”, que acontecerá na Casa de Oxumaré, Av. Vasco da Gama, 343 (acesso pelas escadas do terreiro), Segunda Travessa Pedro Gama, 65, nesta quarta-feira (17), das 8 às 12h.

Participarão do seminário representantes de Religiões de Matriz Africana do município de Salvador, instituições não governamentais que desenvolvem ações de saúde junto ao segmento religioso e profissionais de saúde do município. O objetivo proporcionar uma abordagem para os profissionais de saúde sobre a Integralidade na perspectiva da saúde nos terreiros e ampliar o diálogo para a promoção da equidade, para o combate ao racismo institucional e à intolerância religiosa em saúde, proporcionando uma assistência em saúde livre de preconceito e discriminação.

Ao final da atividade serão identificadas e encaminhadas propostas que promovam a integração das ações desenvolvidas pela secretaria aos trabalhos de saúde já desenvolvidos pelas religiões de matriz africana. O seminário terá como facilitadores representantes de instituições religiosas e profissionais da saúde e serão abordadas as seguintes temáticas: Comida de terreiro e identidade afrodiasporica; Fisiologia e anatomia dos chacras e Religiosidade de terreiro como estratégia de saúde em contextos de confinamento de saúde.

Foto: Betto Jr/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *