Segurança Pública lança cartilha sobre atuação junto a migrantes
Documento, que ficará disponível no site da pasta, orienta policiais e bombeiros para atuarem com este público.
A Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública lançou, em cerimônia realizada na tarde desta segunda-feira (10), no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em São Rafael, a ‘Cartilha Para Atuação das Forças de Segurança Pública Junto aos Migrantes’.
O documento foi elaborado pela Sprev em parceria com a Polícias Militar,Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Alto Comissariado das Nações Unidas Para Refugiados, além da Universidade Salvador, Defensoria Pública da União e Serviço Pastoral dos Migrantes.
Minuciosamente produzida, a cartilha aborda conceitos básicos sobre migrantes e refugiados e trata sobre o atendimento aos diferentes grupos vulnerabilizados. Ela orienta como os profissionais da Segurança devem atender a esse público.
“Essa cartilha é para basear a relação do policial e o trato com esse público, de diferentes culturas, para que eles conheçam o caminho a percorrer e saibam como ajudar aquele migrante”, explicou a major Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência.
A migrante Argentina Macarena Turletti contou como foram seus primeiros momentos no Brasil. Ela frisou sobre as belezas do país e o acolhimento do povo. Também participou do evento o senegalês Abdoupk Diop, que contou como foi sua primeira policial na Bahia e elogiou o cuidado e respeito da equipe durante ação. “No meu país não é assim”, completou.
O subsecretário da Segurança, delegado Marcel Oliveira, parabenizou a equipe que elaborou o documento e pediu que os profissionais conheçam a cartilha e as orientações ali contidas. “É um trabalho detalhado que ajudará o policial no atendimento aos migrantes”, reforçou.
O documento será disponibilizado no site da pasta e redes da pasta.
Imagens: Márcia Santana