“Seminários Clínicos Internacionais” debatem o psicodrama psicanalítico nos tratamentos do autismo
Segundo Claudia Mascarenhas, coordenadora do Instituto Viva Infância e dos Seminários Clínicos Internacionais iniciados em fevereiro, há várias formas de se trabalhar com a criança autista. “E ninguém atualmente pode negar a importância da interdisciplinaridade e polifatorialidade quando o tema é atenção integral ao autismo. Essa premissa nos indica, portanto, que não há uma única forma de atendimento válido ou eficaz, mas há que se ampliar as possibilidades interventivas para sabermos o que pode funcionar para uma pessoa e pode não funcionar para outra pessoa. Com o autismo se passa o mesmo”.
E é nessa linha de discussão, que as palestras apresentarão o que está sendo pensado e praticado no atendimento à criança e família em vários países. Ela diz que se mostrará a importância de realizar uma prática contextualizada e de acordo com o estilo de cada profissional. “Sabemos que a singularidade e a particularização dos contextos são muito mais adeqüados aos cuidados com a infância”. Os recursos angariados com os seminários serão destinados ao Instituto Viva Infância, organização social sem fins lucrativos que atende gratuitamente crianças e suas famílias desfavorecidas economicamente.
O segundo evento traz o doutor Bernard Touati, com o tema “O psicodrama psicanalítico e sua aplicação no atendimento ao autismo”. Ele é psiquiatra, especializado em psiquiatra infantil e psicanalista membro da Sociedade de Psicanálise de Paris, além de psicodramatista. Todas as palestras terão tradução e as inscrições podem ser feitas no site do sympla, buscando no endereço “Seminários Clínicos Internacionais. Existe ainda a possibilidade de inscrição no pacote das 15 palestras ou inscrição avulsa e os participantes recebem certificado de participação.
O Instituto Viva Infância é uma Organização Social Civil de Fins Públicos (OSCIP) destinada a atenção à infância com ênfase na prevenção precoce em saúde mental. É composto por equipe multiprofissional com atuação clínica que parte da premissa de que “o Sujeito se constitui na sua relação com o Outro”. E os Seminários serão destinados aos profissionais e estudantes de várias áreas interessados em infância, cuidados com a criança e clínica com criança.
Em 2018, a entidade lançou a campanha “Quando olha uma criança diferente, o que você vê: a criança ou a diferença? Se seu olhar muda, tudo muda!”, tema que teve como finalidade sensibilizar a população a modificar o olhar de discriminação que ainda existe em relação às crianças com dificuldades ou deficiências. Segundo Claudia Mascarenhas, os Seminários vão discutir e apresentar propostas para essas condições, por exemplo, das crianças especiais, dentre outros aspectos diferenciais na saúde infantil.
Ficha Técnica: Dia 19/3, sábado, às 10h, segunda palestra dos Seminários Clínicos Internacionais, trazendo o médico Bernard Touati, com o tema “O psicodrama psicanalítico e sua aplicação no atendimento ao autismo”. Mais informações em institutovivainfancia@gmail.com e (71) 9-8874-1929.