Municípios

Sesab participa de simulado de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública

Salvador sedia, nesta terça-feira (17) e na quarta (18), o Simulado de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública, realizado pelo Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP/SVSA/MS) do Ministério da Saúde, no Gran Hotel Stella Maris. O evento é voltado para profissionais das mais diversas áreas envolvidos em prevenção e resposta a desastres naturais e tecnológicos em grande escala. 
 
Além do subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, que fez parte da mesa de abertura, o evento conta com a participação de diversos profissionais da Sesab, dentre eles, representantes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Núcleos Regionais de Saúde, Coordenação de Urgências e Emergências e da Vigilância Epidemiológica.
 
Durante a atividade, os participantes realizaram uma avaliação do plano multirrisco para desastres naturais e tecnológicos na Bahia, com ênfase na incidência de chuvas intensas no estado. Além disso, os profissionais também participaram de um exercício simulado, com a mesma temática. 
 
“Estamos vivendo momentos muito desafiadores para todos nós, não apenas para Defesa Civil ou para o setor de saúde e demais forças que integram as respostas aos desastres. É um desafio para a sociedade, como um todo, quando a gente vive uma situação como viveu o Rio Grande do Sul recentemente, como está vivendo grande parte do Brasil, com essas queimadas, ou como está vivendo, por exemplo, a Europa e a África, com grandes enchentes”, avaliou o subsecretário da Saúde do Estado. 
 
Paulo Barbosa enfatizou ainda a importância da simulação para o trabalho em conjunto dos entes envolvidos, opinião compartilhada por Raquel Proença, assessora técnica do DEMSP, também presente na mesa de abertura. “Os simulados são importantes para capacitar os trabalhadores do SUS a agir de forma coordenada durante uma Emergência em Saúde Pública (ESP). As oficinas fazem parte de uma estratégia da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), iniciada em 2023, para capacitar as estruturas locais do setor saúde e integrar os diferentes segmentos”, explicou a assessora técnica. 
 
Além do subsecretário, a mesa de abertura do evento contou com a presença da superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa/Sesab), Rivia Barros, e de representantes da Superintendência do Ministério da Saúde na Bahia, do município de Salvador, do Conselho Estadual de Saúde,  da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), da Defesa Civil da Bahia, do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 
 
Programação 
 
No primeiro dia, foram realizadas apresentações detalhadas sobre a gestão de emergências em saúde, abordando aspectos de preparação, vigilância e resposta, elaboração de planos de contingência, estágios operacionais e estratégias de manejo durante uma emergência. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para analisar o plano de contingência definido pelo estado. 
 
Com o aprimoramento do plano, o segundo dia marcará a aplicação do simulado de mesa com a temática das chuvas intensas. A iniciativa irá testar a eficácia do plano e preparar os profissionais de saúde para agir de forma rápida e coordenada em uma emergência em saúde pública.
 
 
Com informações do Ministério da Saúde
 
Fotos: Ivan Dias Marques/Saúde GovBA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *