Show de Jau lota Parque Ecológico de Lauro de Freitas em mais uma edição do Trilha das Artes
Fotos: Edgard Copque / Danilo Magalhães
O sucesso do Projeto Trilha das Artes foi mais uma vez confirmado neste domingo (12). O público de mais de quatro mil pessoas, que lotou o Parque Ecológico de Lauro de Freitas, cantou os maiores sucessos da carreira do cantor e compositor Jau, em um show com canções autorais e clássicos da música baiana. Este foi o terceiro final de semana do projeto, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).
“Estar aqui é me relacionar com os iguais. Eu agradeço a Prefeitura de Lauro de Freitas por me proporcionar este tipo de evento, que é de graça, porque às vezes as pessoas gostam do artista e das canções, mas não podem pagar o ingresso. Quanto mais você viabilizar para o povo a possibilidade do encontro com a arte é melhor, a gente constrói um sociedade mais forte”, declarou Jau, que também parabenizou a gestão pela reforma do parque.
Além do show de Jau, durante o final de semana o projeto levou ao Parque Ecológico outras manifestações artísticas, como tecido acrobático, palhaços, contação de histórias e aulas de Zumba. As canções do Cadeira de Brin fizeram a criançada dançar muito na área reservada ao piquenique. O grupo trabalha com composições autorais, para trazer o espírito da brincadeira, inclusive para os adultos.
Mãe de Ícaro, de 5 anos, Jane Silva, moradora do bairro da Caixa D’Água, é prova que a receita do grupo funciona. “Estou me divertindo mais do que ele. Ícaro é hiperativo, e precisa muito de um espaço como esse. Já estive aqui no parque umas cinco ou seis vezes, porque aqui é totalmente adequado para as necessidades dele, um lugar seguro e aberto para todo mundo.” Enquanto a mãe era entrevistada, o pequeno Ícaro, com o rosto pintado com as cores “Homem de Ferro”, dançava ao som do Cadeira de Brin.
De acordo com Iara Castro, atriz, moradora de Lauro de Freitas, e uma das fundadoras do Cadeira de Brin, a fonte de inspiração do grupo são as manifestações culturais feitas na rua. “A gente se inspira no samba de roda, no maracatu, nas burrinhas, entre outras. A formação do grupo se deu nesse formato, nessas brincadeiras que acontecem espontaneamente na rua e que vai agregando as pessoas. Então, para a gente é muito natural estar aqui. No sábado nos apresentamos no palco, e hoje aqui na área do piquenique.”
Esta é a segunda edição do Trilha das Artes. Iniciada no mês de dezembro do ano passado o projeto se encerrará no próximo fim de semana, nos dias 18 e 19. Na programação, já está confirmada a apresentação do espetáculo Sarau do Poeta, do ator Jackson Costa, mestre de cerimônias das duas edições do Trilha. O secretário de meio ambiente, Alexandre Marques, revelou para o público, ao lado da prefeita Moema Gramacho, que no encerramento o evento terá uma boa surpresa.
“Este projeto é feito com muito carinho, e teremos uma surpresa para o público. Estamos negociando para trazer outra grande atração no próximo domingo (19). Fiquem ligados nas redes sociais da Prefeitura, que durante a semana vamos anunciar.” O secretário ressaltou ainda que o sucesso do Trilha das Artes deve-se ao fato de a gestão municipal ter abraçado o projeto, que junto com o parque, já está enraizado na cidade e no coração das pessoas.
Mesmo quem mudou para Lauro de Freitas recentemente, já demonstra a importância do parque. É o caso de Joaquim Lassauebi, natural da cidade portuguesa de Oliveira de Azeméis, próxima a Aveiro. Joaquim, de 60 anos, mora em Lauro há pouco mais de quatro anos. “O Show foi muito bom, eu acompanho sempre Jau, adoro ele. Gostei muito, deveriam existir mais lugares como este, para termos o verde dentro das cidades, e como está bem cuidado há de se manter tudo isso”.
Saiba como participar
A última semana do Projeto Trilha das Artes acontecerá nos dias 18 e 19, das 9h às 17h. A programação conta com apresentações de dança, teatro, música, terno de reis, arte circense, poesia e contação de histórias. A entrada é gratuita e não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas no interior do parque.