Sinait-DS BA alerta para a exploração do trabalho infantil na alta estação
A exploração da mão de obra de crianças e adolescentes tende a crescer no período do Carnaval em diversos municípios da Bahia. Por causa da alta estação e o aumento no fluxo de turistas, cidades turísticas e litorâneas tornam-se ambientes propícios para a exploração da mão de obra infantil.
Conforme mostram dados do Painel de Informações e Estatísticas da Inspeção do Trabalho no Brasil, disponível no site https://sit.trabalho.gov.br/radar/, foram identificados na Bahia, no ano passado, 304 crianças ou adolescentes em trabalho ao ar livre, sem proteção adequada contra a exposição à radiação solar, chuva e frio, e em ruas no comércio ambulante, como guardador de carros, guardas mirins, guias turísticos, transportes de pessoas ou animais.
Atuação no Carnaval
Para combater essa prática durante a folia, os auditores -fiscais do trabalho na Bahia estarão nas ruas promovendo ações com o objetivo de assegurar os direitos previstos na legislação.
O auditor-fiscal do trabalho e delegado sindical na Bahia do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho (SINAIT – DS BA), Anastácio Gonçalves Filho, destaca a importância do trabalho de fiscalização desenvolvido pelos auditores-fiscais do trabalho na capital Salvador e em todo o Estado a fim de combater toda e qualquer atividade que não esteja de acordo com a legislação trabalhista.
“O combate ao trabalho infantil é apenas uma das missões da Auditoria-Fiscal do Trabalho (AFT). As ações também se estenderão a outras práticas que infrinjam o que a lei assegura para o trabalhador. Os nossos servidores estarão nas ruas não só para autuar o que for irregular, mas também para conscientizar a população e incentivar a denúncia”, explicou o delegado sindical do SINAIT na Bahia.
Para denunciar ou relatar qualquer suspeita de situação que esteja colocando em risco a integridade física do trabalhador, o cidadão deve acessar o portal https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/.
Foto: Ilustração/Rede Social