Mergulhos em praias e piscinas podem causar lesões graves na coluna

Divulgação 
Resultado de imagem para risco de acidentes mergulho"
Especialista alerta para o risco de acidentes durante o verão
 
Rios, praias, cachoeiras e piscinas estão entre as opções de lazer mais procuradas durante o verão. Além do banho para refrescar o corpo, também são comuns os saltos e mergulhos, que quando feitos em águas rasas, podem causar traumas graves na coluna cervical, levando a paraplegia ou a tetraplegia. 
 
“Esse tipo de lesão é mais frequente em adolescentes e jovens. Muitas vezes, embalados pela empolgação, eles mergulham, “de cabeça”, sem fazer uma avaliação prévia da profundidade do local e terminam se lesionando, contraindo fratura e luxação na região cervical”, explica o médico ortopedista e especialista em Clínica da Dor, Marcio Santana. 
 
A depender do grau da lesão, a pessoa pode ficar paraplégica, tendo a perda total das funções motoras dos membros inferiores, ou tetraplégica, perdendo totalmente as funções motoras dos membros inferiores e superiores.
 
Outro alerta importante é para o salto, em águas rasas, na posição vertical, que favorece a ocorrência de fraturas no calcanhar, tornozelo, joelho, bacia e coluna lombar. 
 
Cuidados ao mergulhar 
O especialista ainda chama atenção para os cuidados que devem ser tomados para evitar lesões durante a diversão em ambientes aquáticos. 
Avaliar a profundidade e condições do local, antes de fazer qualquer tipo de salto ou mergulho, estão entre as principais ações de prevenção. Ao mergulhar, ainda é recomendado estender  os braços ao lado da cabeça para protegê-la. 
 
“Também é importante evitar saltar de cabeça e ficar atento com mergulhos em beiradas de piscinas, trampolins e afins”, ressalta Marcio Santana. 
Outra dica é evitar bebidas alcoólicas e alimentos pesados antes de mergulhar, além de brincadeiras quando estiver nadando ou mergulhando.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *