“A Aneel não pode mudar as regras no meio do jogo”, diz João Roma

Divulgação 

Resultado de imagem para "A Aneel não pode mudar as regras no meio do jogo", diz João Roma sobre possibilidade de taxação da energia solar"

O deputado federal João Roma (Republicanos/BA) criticou nesta quarta-feira (8) a possibilidade de taxação da energia solar pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ainda em 2020, mesmo que num modelo de transição. O caso ganhou destaque no debate nacional quando o presidente Jair Bolsonaro, após alinhamento com a Câmara dos Deputado e o Senado, decidiu vetar qualquer proposta neste sentido da Aneel.

Segundo consulta pública da Aneel, a proposta seria reduzir de forma gradual os subsídios para consumidores que geram a própria energia elétrica em suas casas, geralmente com painéis solares. Na prática, a medida significaria uma taxação. Roma prega cautela ao debater o assunto e afirma que o tema precisa ser tratado com mais profundidade e menos acirramento. 

“A questão é que existe uma norma à qual consumidores que investiram na geração de energia solar estão submetidos. Não dá para mudar a regra no meio do jogo, prejudicando aqueles que investiram nas atuais condições. Essa instabilidade regulatória prejudica o setor e, consequentemente, compromete o desenvolvimento da produção de energias renováveis”, pondera Roma.

Na Comissão de Minas e Energia da Câmara, Roma tem defendido o setor e, inclusive, ressaltado a necessidade de políticas para a ampliação da produção de energia solar no país. Um estudo da consultoria Bloomberg New Energy Finance, por exemplo, informa que 95% da energia solar produzida no Brasil em 2040 será por meio de projetos fotovoltaicos de pequena escala: placas instaladas na cobertura de casas, fábricas, prédios e em áreas específicas para atender empresas que necessitem diminuir os gastos com eletricidade. Isso representará cerca de 30% de toda a energia gerada pelo país. 

O parlamentar enfatiza que a possibilidade de taxação deve ser amplamente debatida com o setor, colocando sobre a mesa principalmente um período de transição que não prejudique quem decidiu investir nesta modalidade de geração de energia. “A ideia não é, com isso, usurpar o direito da Aneel, mas sim que a mudança ocorra de forma paulatina para não causar instabilidade no setor e até insegurança jurídica”, frisa. 

“Além de uma alternativa para baratear os custos com eletricidade, a energia solar é uma fonte renovável e seu crescimento está diretamente relacionado com o desenvolvimento sustentável. Acredito que o país deve incentivar o seu crescimento, até porque o Brasil tem condições climáticas que favorecem a sua produção”, complementa o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *