Cortejo em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas levou milhares de pessoas às ruas

Fotos: Lucas Lins/PMLF

O branco das vestes  das baianas, que abriram o cortejo em homenagem ao padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, se misturou ao colorido dos diversos grupos culturais que desfilaram pelas ruas do centro da cidade na manhã deste sábado (11). A animação ficou por conta das fanfarras e das diferentes manifestações artísticas que abrilhantaram a festa.

Conforme manda a tradição, o cortejo, iniciado no final de linha, foi encerrado com a lavagem das escadarias da igreja matriz pelas baianas, ao som do hino a Santo Amaro de Ipitanga, momento de muita emoção para as milhares de pessoas que participaram do evento, que também contou com a participação de vereadores, secretários municipais, e da prefeita Moema Gramacho.

Moradora da Itinga, Ana Veiga desfilou pelo segundo ano na ala das baianas. “Foi tudo muito lindo. Cada ano que passa vem melhorando, é só felicidade. É importante manter a tradição, para que nossa história não seja esquecida”. O cortejo também emocionou a baiana Valéria Silva, do Centro. “Desfilo há quatro anos, e cada ano é uma emoção diferente. Fico arrepiada, é uma das melhores sensações da minha vida”.

Parte da história do cortejo, realizado há mais de 30 anos, foi contada por Pai Valdemir, do Terreiro de Santa Bárbara. “Eu sou um dos fundadores dessa lavagem, junto com o saudoso Gerino de Souza Filho. Tenho 56 anos de idade, nascido e criado aqui em Lauro de Freitas, e para mim é uma honra estar aqui homenageando nosso padroeiro com muito amor, carinho, e felicidade no coração de todos.”

“Nossa avaliação do cortejo é extremamente positiva, pela boa organização e a participação de muitos grupos culturais e várias expressões artísticas representadas. Desfilaram as tradicionais baianas, grupos de capoeira e de dança, grupos de teatro, entre outros. A cada ano realizamos uma festa ainda mais organizada, graças à sensibilidade da gestão municipal com o fortalecimento da cultura e das tradições de nosso município”, destacou o secretário municipal de Cultura, Manoel Carlos.

Ainda de acordo com o secretário, o sucesso do cortejo se deve a um trabalho integrado entre as secretarias municipais de Cultura (SECULT), de Saúde (SESA), de Serviços Públicos (SESP), e de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). O evento contou ainda com a participação das Polícias Civil e Militar, Vara da Infância e Juventude, e do Conselho Tutelar.

A organização do evento foi destacada por Jailson Freitas dos Santos, morador da Itinga, que todos os anos faz questão de assistir ao cortejo. “Já vim outras vezes, e estou achando uma festa maravilhosa, tudo bem organizado e com segurança. Essa administração tem incentivado muito a cultura em nosso município, isso é importante, e a gente espera que tenha cada vez mais eventos assim, na rua.”

As homenagens ao padroeiro de Lauro de Freitas também contam com uma programação religiosa, organizada pela Paróquia Santo Amaro de Ipitanga e iniciada na última segunda-feira (6), com novena no Espaço João Paulo II (Centro Comunitário). O novenário segue até o dia 14/01. No próximo sábado (15), as comemorações serão encerradas com show do Padre Alessandro Campos, na Praça da Igreja Matriz, às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *