Show de Jau lota Parque Ecológico de Lauro de Freitas em mais uma edição do Trilha das Artes

Fotos: Edgard Copque / Danilo Magalhães

Resultado de imagem para Show de Jau lota Parque Ecológico de Lauro de Freitas em mais uma edição do Trilha das Artes

O sucesso do Projeto Trilha das Artes foi mais uma vez confirmado neste domingo (12). O público de mais de quatro mil pessoas, que lotou o Parque Ecológico de Lauro de Freitas, cantou os maiores sucessos da carreira do cantor e compositor Jau, em um show com canções autorais e clássicos da música baiana. Este foi o terceiro final de semana do projeto, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH).

“Estar aqui é me relacionar com os iguais. Eu agradeço a Prefeitura de Lauro de Freitas por me proporcionar este tipo de evento, que é de graça, porque às vezes as pessoas gostam do artista e das canções, mas não podem pagar o ingresso. Quanto mais você viabilizar para o povo a possibilidade do encontro com a arte é melhor, a gente constrói um sociedade mais forte”, declarou Jau, que também parabenizou a gestão pela reforma do parque.

Além do show de Jau, durante o final de semana o projeto levou ao Parque Ecológico outras manifestações artísticas, como tecido acrobático, palhaços, contação de histórias e aulas de Zumba. As canções do Cadeira de Brin fizeram a criançada dançar muito na área reservada ao piquenique. O grupo trabalha com composições autorais, para trazer o espírito da brincadeira, inclusive para os adultos.

Resultado de imagem para Show de Jau lota Parque Ecológico de Lauro de Freitas em mais uma edição do Trilha das Artes

Mãe de Ícaro, de 5 anos, Jane Silva, moradora do bairro da Caixa D’Água, é prova que a receita do grupo funciona. “Estou me divertindo mais do que ele. Ícaro é hiperativo, e precisa muito de um espaço como esse. Já estive aqui no parque umas cinco ou seis vezes, porque aqui é totalmente adequado para as necessidades dele, um lugar seguro e aberto para todo mundo.” Enquanto a mãe era entrevistada, o pequeno Ícaro, com o rosto pintado com as cores “Homem de Ferro”, dançava ao som do Cadeira de Brin.

De acordo com Iara Castro, atriz, moradora de Lauro de Freitas, e uma das fundadoras do Cadeira de Brin, a fonte de inspiração do grupo são as manifestações culturais feitas na rua. “A gente se inspira no samba de roda, no maracatu, nas burrinhas, entre outras. A formação do grupo se deu nesse formato, nessas brincadeiras que acontecem espontaneamente na rua e que vai agregando as pessoas. Então, para a gente é muito natural estar aqui. No sábado nos apresentamos no palco, e hoje aqui na área do piquenique.”

Esta é a segunda edição do Trilha das Artes. Iniciada no mês de dezembro do ano passado o projeto se encerrará no próximo fim de semana, nos dias 18 e 19. Na programação, já está confirmada a apresentação do espetáculo Sarau do Poeta, do ator Jackson Costa, mestre de cerimônias das duas edições do Trilha. O secretário de meio ambiente, Alexandre Marques, revelou para o público, ao lado da prefeita Moema Gramacho, que no encerramento o evento terá uma boa surpresa.

“Este projeto é feito com muito carinho, e teremos uma surpresa para o público. Estamos negociando para trazer outra grande atração no próximo domingo (19). Fiquem ligados nas redes sociais da Prefeitura, que durante a semana vamos anunciar.” O secretário ressaltou ainda que o sucesso do Trilha das Artes deve-se ao fato de a gestão municipal ter abraçado o projeto, que junto com o parque, já está enraizado na cidade e no coração das pessoas.

Mesmo quem mudou para Lauro de Freitas recentemente, já demonstra a importância do parque. É o caso de Joaquim Lassauebi, natural da cidade portuguesa de Oliveira de Azeméis, próxima a Aveiro. Joaquim, de 60 anos, mora em Lauro há pouco mais de quatro anos. “O Show foi muito bom, eu acompanho sempre Jau, adoro ele. Gostei muito, deveriam existir mais lugares como este, para termos o verde dentro das cidades, e como está bem cuidado há de se manter tudo isso”. 

Saiba como participar

A última semana do Projeto Trilha das Artes acontecerá nos dias 18 e 19, das 9h às 17h. A programação conta com apresentações de dança, teatro, música, terno de reis, arte circense, poesia e contação de histórias. A entrada é gratuita e não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas no interior do parque.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *