Carnaval de Maragojipe acontece a partir desta sexta-feira (21)

O mês de fevereiro abre alas para uma das maiores festas de rua do Recôncavo Baiano: o Carnaval de Maragojipe. Realizada há mais de 100 anos, a manifestação é considerada uma das mais tradicionais da Bahia, conquistando em 2009 o título de patrimônio cultural imaterial do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura.

O Carnaval de Maragojipe mantém a tradição das fantasias usadas nos carnavais do século XIX e sucede os chamados entrudos. A comparação com o Carnaval de Veneza é inevitável pelo requinte das máscaras usadas durante a festa momesca. Apesar de atualmente não contar com a participação do trio elétrico, dentre os quais o trio Maragós, ainda é possível dançar e se divertir ao som das tradicionais marchinhas carnavalescas que circulam pelas ruas e praças da cidade. A festa conta também com a tradicional escolha do Rei Momo, da Rainha e das Princesas, responsáveis por, simbolicamente, governar a cidade durante os dias de festa.

Patrimonialização
Desde quando foi atribuído o Registro Especial ao Carnaval de Maragojipe, em 2009, o Ipac vem contribuindo para a manutenção da tradição por meio de fiscalização periódica, além de apoiar financeiramente a realização da folia. “Considero primoroso e atencioso o trabalho do Ipac em proteger a tradição e a essência do Carnaval de Maragojipe”, disse o secretário de Cultura do município, Francisco Gomes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *