Técnicos se reúnem para planejar ações de fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Semiárido baiano
Foram finalizados, nesta sexta-feira (11/10), três encontros territoriais realizados com técnicos e técnicas que assessoram agricultores familiares em 32 municípios do Semiárido da Bahia, no âmbito do projeto Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Pró-Semiárido. Os eventos reuniram mais de 100 profissionais e foram realizados, respectivamente, nos municípios de Jacobina, Senhor do Bonfim e Juazeiro.
A metodologia adotada pela CAR, por meio do Pró-Semiárido, é referência mundial quando o assunto é o Assessoramento Técnico Contínuo (ATC) construído junto às famílias beneficiadas. Para subsidiar essa metodologia, são realizados dias de estudos no âmbito do Núcleo de Estudos sobre a Convivência com o Semiárido (NEACS), conduzidos pelo técnico da CAR e subcoordenador do Componente Produtivo do Pró-Semiárido, Carlos Henrique Ramos.
“O nosso objetivo é aprofundar as discussões sobre a consolidação de atividades no fim do período, deste ano de 2024. Precisamos dar uma uniformidade ao trabalho das organizações que prestam o serviço de assessoramento técnico e a metodologia do trabalho busca isso. A partir disso, a gente também tem o propósito de reforçar temas como agroecologia, agricultura familiar camponesa e o trabalho de assessoramento técnico contínuo junto aos grupos e interesse das comunidades rurais”, explica Carlos Henrique.
A agroecologia foi o tema central destes dias de estudo, que tiveram início no dia 08 de outubro, e norteou as reflexões sobre a construção do conhecimento, convivência com o Semiárido, relações comunitárias e novas formas de produção com base nos princípios agroecológicos. Nesta perspectiva, as equipes refletiram em grupos temáticos sobre a atuação do trabalho em temas como sementes crioulas, circuitos curtos de comercialização, recaatingamento, certificação orgânica participativa, apoio à base produtiva das agroindústrias e outras políticas públicas.
Para a técnica da entidade contratada – Serviço de Assessoria a Organizações Populares (Sasop), Giselma de Castro, esse momento foi rico por possibilitar a formação e troca de conhecimentos. “Está sendo de grande valia esse momento com a junção de vários saberes, porque estão vários técnicos reunidos. Então, é um misto de saberes e partilhas. Temos a oportunidade de saber um resumo do que cada um vem fazendo e é importante, porque a gente aprende com os erros e acertos de cada um”, salientou a técnica, que atua junto a comunidades rurais do município de Campo Alegre de Lourdes.
O Pró-Semiárido é um projeto de desenvolvimento rural e combate à pobreza executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).
Repórter: Elka Macêdo
Fotos: Ascom/CAR