Teste para detecção de Covid-19 pode ser feito em 50 postos de Salvador
Devido ao avanço da vacinação e à redução no número de casos de Covid-19, as ações de proteção à vida, que estavam presentes desde o início da pandemia em bairros soteropolitanos, foram suspensas. Entretanto, o serviço de testagem continua sendo oferecido pela Prefeitura em 50 unidades de saúde, espalhadas nos 12 distritos sanitários da capital baiana. Os exames são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Assim como a vacina, a testagem também é uma forma de barrar o contágio da doença. A subcoordenadora da Rede Laboratorial, Olivette Borba, destacou a necessidade de continuar a realização dos exames para identificar os casos ativos de Covid-19 em Salvador.
“Ao realizar o teste, estamos dando resposta à população que procura nossas unidades de saúde, e tomando as medidas necessárias, caso o resultado seja positivo. Acredito que a testagem também é uma medida preventiva para que a gente saia da pandemia, porque a gente tem a oportunidade, após o exame e identificação de um caso positivo, de afastar essa pessoa do convívio com outras e impedir a transmissão da doença ”, explicou Olivette.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está adotando uma estratégia diferente. “Ao invés de utilizar o teste rápido para detecção de anticorpo IGG, que era o que a gente usava nas medidas restritivas, a gente está utilizando agora o teste rápido para detecção de antígeno”, afirmou a subcoordenadora.
O teste IGG identifica se a pessoa teve a infecção há, no mínimo, sete dias. Já o antígeno detecta se o indivíduo está infectado e é realizado entre o terceiro e o sétimo dia do início dos sintomas.
Em média, a SMS vem realizando cerca de 400 testes diariamente, embora não haja limite diário. “A demanda é espontânea. A pessoa vai a uma unidade, e se tiver com sintomas da doença, ela passa por uma triagem. Se o profissional de saúde identificar que ela está no período correto e com sintomas de Covid, ela vai realizar o exame”, completou Olivette.
Para realizar o teste, o indivíduo sintomático deve procurar uma das unidades, portando RG e cartão do SUS. A pessoa tem que estar com sintomas gripais, diarreia ou perda de olfato e paladar. O resultado é concluído após 15 minutos da coleta e passado para o médico, que toma as medidas adequadas para o tratamento do paciente. O exame também fica disponível no site do Laboratório Central de Salvador (Lacen), em até 24h.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom