Esportes

Triathlon baiano apresenta à Sudesb principais agendas da modalidade em 2023 e conquistas asseguradas ano passado

Com o evento de pré-temporada agendado entre os dias 27 e 29 deste mês, a Federação Baiana de Triathlon (Febatri) inicia seu calendário para o ano de 2023. A atividade contará com testes de corrida, no Estádio de Pituaçu, e uma premiação de melhores do ano de 2022 mais palestras. Respectivamente, nas tardes de sábado, 28, e domingo, 29, acontecem também treinos na Avenida Magalhães Neto e na Avenida Contorno em conjunto com utilização do mar da Praia da Preguiça, fechando a programação.

Essas e outras novidades foram apresentadas em reunião na Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre). O presidente da Febatri, Cléber Castro, veio agradecer o apoio do Governo do Estado à modalidade esportiva no ano de 2022, mostrar os resultados conquistados pelos atletas e eventos realizados e apresentar as propostas para o novo ano.

A parceria entre a Sudesb e os triatletas baianos tem se fortalecido a cada ano, seja por meio de programas como Bolsa Esporte – nove atletas são contemplados por essa política pública – e pelo FazAtleta – oito baianos são atendidos com o incentivo neste presente momento. Além disso, com o objetivo de se prepararem para as competições em um local melhor estruturado, cerca de 50 atletas do triathlon e 12 do paratriathlon treinam em horários específicos na pista de atletismo do Estádio de Pituaçu e na Piscina Olímpica da Bonocô.

Com essa parceria, dois atletas que competem pela Bahia conquistaram os títulos mundiais nas categorias amadoras: Ana Augusta e Henrique Pedroso. Cléber também mostrou a importância do calendário estadual de 2022, que contou com 400 atletas federados e outras muitas dezenas não federados ao longo do circuito anual.

O destaque ficou para a prova de Porto Seguro, que também contou com o incentivo do programa FazAtleta e trouxe de volta à cidade da Costa do Descobrimento a competição nacional de longa distância depois de 20 anos. Nela, foi onde começou a prática da variação no Brasil em meados dos anos 90 por ter características semelhantes ao local de maior importância da prática no mundo, o Havaí.

Em 2023, o circuito segue também contemplando outras cidades de todas as regiões da Bahia, como Salvador, a cidade com mais praticantes no estado; Rio de Contas; Juazeiro, a maior prova do circuito; Glória; Luís Eduardo Magalhães e Porto Seguro.

Ascom Sudesb 

Maurício Viana, etsagiário 

17.01.2023 

Foto: Divulgação/Febatri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *