UNEB recebe Mostra Ecofalante de Cinema entre os dias 12 e 23 de abril; participe!
Como integração da programação comemorativa dos 40 anos da UNEB, a instituição receberá, entre os dias 12 e 23 de abril, a Mostra Ecofalante de Cinema – Bahia 2023, no Campus I, em Salvador.
A iniciativa, realizada em parceria com a Assessoria Especial de Cultura e Artes (Ascult) da universidade, exibirá 33 filmes, representando 16 países, em espaços como o Cine Metha – Glauber Rocha, a Sala Walter da Silveira e em mais 17 espaços culturais e educacionais de Salvador, incluindo a UNEB.
Entre os dias 13 e 20 de abril, no Teatro UNEB, localizado no Campus I, acontecerão sessões abertas ao público interno e externo, a partir das 18h. Algumas sessões serão exclusivas para estudantes da rede pública de ensino do estado da Bahia.
Os filmes exibidos no Teatro UNEB fazem parte do acervo do Programa Ecofalante Universidades, que tem como objetivo levar obras audiovisuais de impacto para dentro das instituições de ensino. A curadoria é assinada pelas professoras Julice Oliveira e Margarete Conrado, integrantes da Ascult, sob a coordenação de Nelma Aronia, assessora Especial de Cultura e Artes da UNEB.
No campus XIX da instituição, em Camaçari, também haverá exibição de filmes, entre os dias 24 e 29 de abril, no auditório do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT), com a curadoria dos professores Kadja Parente, Gilson Santana e Ana Lívia Braga.
O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em receber o certificado de participação devem realizar inscrição no Sistema Gerenciador de Eventos (SGE) da UNEB. A programação da iniciativa terá exibição de documentários, curta-metragens e mesas de debate.
O Programa Ecofalante Universidades conta com uma plataforma gratuita de filmes disponíveis para educadores e professores. Todo educador vinculado a uma instituição de ensino pode se cadastrar, visionar filmes e agendar sessões gratuitas para seus alunos por meio do site. A Mostra Ecofalante de Cinema é considerada um dos maiores festivais do Brasil e o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais.
O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A iniciativa conta com a parceria da UNEB, das Universidades Federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal da Bahia (Ifba), Universidade Católica do Salvador (Ucsal) e dos centros universitários Estácio e Unijorge. A iniciativa é patrocinada pelas empresas Taesa e da Basf, e recebe apoio da Drogasil e da IHS Brasil.
A mostra também conta com apoio da Diretoria de Audiovisual (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), da Fundação Pedro Calmon (FPC) e das Secretarias de Cultura, Meio Ambiente e Educação da Bahia, além Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Prefeitura Municipal de Salvador, Embaixada da França, The Film Foundation, World Cinema Project, Cineteca di Bologna, WWF-Brasil, 350.org e do Programa Ecofalante Universidades.