Municípios

Unidade de processamento de frutas capacita agricultores familiares na produção de polpas no Baixo Sul da Bahia

Unidade de beneficiamento de frutas gera empregos e profissionaliza produção de polpas no Baixo Sul da Bahia

A Associação de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul (Adebasul), situada em Gandu, comemora a profissionalização do beneficiamento de polpas de frutas após um ano da inauguração da sua unidade polivalente. Atualmente, a associação produz e comercializa 30 mil quilos de polpas de frutas mensalmente, gerando 23 empregos diretos e beneficiando cerca de 100 agricultores e agricultoras da região.

O sucesso da iniciativa é resultado do investimento do Governo do Estado, através do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), que destinou R$ 2 milhões para requalificar a agroindústria e adquirir equipamentos modernos, incluindo duas câmaras-frias com capacidade instalada de 300 toneladas de polpas.

O presidente da Adebasul, Jeronias Libânio, destacou que o trabalho com polpas de frutas começou há oito anos com apenas três sabores, sem registro ou normas técnicas e infraestrutura adequada. “Foi a partir do apoio da CAR/Bahia Produtiva que iniciamos um novo cenário. Agora, temos tudo organizado e 18 sabores de polpas”, afirmou Jeronias.

As polpas produzidas pela Adebasul são vendidas em estabelecimentos da região, na alimentação escolar estadual e municipal, exército, marinha e aeronáutica, além de clientes privados e em outros municípios. A associação conta com 200 associados, que possuem uma renda média de R$ 2.500,00 mensal.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. A Adebasul também trabalha com massa de aipim, aipim palito e coco ralado, além de frutas.

Fotos: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *