Vacinas já estão nas subseções da OAB-BA para o Dia D de Vacinação CAAB contra a gripe H1N1 nesta quarta, 21
Tudo pronto para o Dia D de Vacinação CAAB contra a gripe H1N1, que será realizado nesta quarta-feira (21/04) tanto em Salvador quanto nas 36 subseções da OBA-BA no interior do Estado. A entrega das caixas climatizadas com as doses para as subseções começou nesta segunda-feira e prossegue hoje por meio do sistema de logística montado pela Caixa de Assistência para atender os advogados e advogadas que fizeram o cadastro no site da instituição, requerendo a imunização.
As doses foram entregues nas subseções de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Eunápolis, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Jacobina, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Valença, Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Alagoinhas, Juazeiro, Itapetinga e Guanambi dentre outras. Para colocar a campanha em prática a Caixa de Assistência conta com o apoio da OAB-BA, presidentes de subseções e delegados da CAAB.
“Apoio importante que nos ajuda a realizar a imunização dos colegas em Salvador e em diversas regiões da Bahia, democratizando o acesso à vacina contra a gripe, ampliando o número de colegas acolhidos e avançando ainda mais no processo de interiorização das ações da CAAB, o qual iniciamos em nossa primeira gestão, no triênio 2016-2018, e que continua a todo vapor nessa segunda gestão 2019-2021”, afirmou o presidente da instituição, Luiz Coutinho.
DRIVE-THRU – Em Salvador, para garantir a segurança de advogados e advogadas e cumprir as medidas restritivas determinadas pelas autoridades sanitárias, a CAAAB vai utilizar o sistema drive-thru nos três postos de imunização, como ocorreu no ano passado quando em 24 horas foram vacinadas mais de 10 mil pessoas.
Na capital, a vacinação terá início às 8h e será realizada em três pontos. Um no estacionamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no Centro Administrativo, outro no Clube dos Advogados, em Praia do Flamengo, e também no antigo campo da Graça, onde é realizada a Feira da Fraternidade, no Largo da Vitória.
A gripe influenza é uma infecção viral respiratória que pode acometer todas as faixas etárias. A vacina é extremamente importante para prevenir todos os tipos de influenza, inclusive a gripe H1N1. No entanto, por conta da pandemia do novo coronavírus, médicos especialistas recomendam que as pessoas devem priorizar a vacina contra a Covid-19, mas não podem deixar de tomar a vacina contra a gripe.
“Todo ano é importante vacinar contra a gripe. Este ano é mais importante ainda. As doenças podem ser parecidas, o que leva a uma dificuldade de diagnóstico. Outro motivo para se vacinar contra a gripe é evitar casos mais graves, uma vez que os serviços públicos hospitalares já estão superlotados para o tratamento do novo coronavírus. A pressão e risco são maiores neste momento”, disse o epidemiologista e referência nacional em vacinação José Geraldo Ribeiro.
O médico ressalta ainda que as pessoas podem tomar as duas vacinas, mas não ao mesmo tempo, conforme determina o Ministério da Saúde. O epidemiologista orienta que, se a pessoa recebeu a vacina AstraZeneca/Oxford, pode tomar a vacina da gripe no intervalo entre as duas doses. Entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca/Oxford há um prazo de até três meses.
Segundo ele, o intervalo recomendado para tomar a vacina da gripe após ser imunizado contra Covid19, de 14 dias. Se a pessoa tomou a Coronavac, a orientação é que só tome a vacina da gripe depois da segunda dose. No caso da Coronavac, o intervalo entre a primeira e segunda doses é de 14 a 28 dias.
De acordo com o Ministério da Saúde ainda estão sendo realizados estudos de coadministração das vacinas contra Covid-19 com outras vacinas. Por conta disso, a pasta recomenda que seja respeitado um intervalo mínimo de 14 dias entre essas vacinas. Essas informações serão repassadas aos profissionais de saúde para ficarem atentos durante a aplicação de vacinas e o ministério irá orientar a população.
Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso em relação ao Coronavírus. A vacinação também facilita a diferenciação entre a gripe e a Covid-19, a doença desencadeada pelo coronavírus.