Vereador Marcelo Maia comemora início das obras de requalificação do Engenho Velho de Brotas
o lado do prefeito Bruno Reis, o vereador Marcelo Maia (PMN) celebrou a assinatura da ordem de serviço para início imediato das obras de requalificação urbana do Engenho Velho de Brotas. Maia conta que essa é a realização de um sonho antigo da comunidade que vai gerar muitos benefícios e elevar a qualidade de vida das pessoas que vivem no local.
“Eu estou extremamente feliz. Hoje é um dia muito especial para mim e para todos os moradores do Engenho Velho de Brotas. Esse foi um dos meus primeiros pedidos ao prefeito, enquanto vereador, e ver que esse sonho está se tornando real enche o meu coração de alegria. É muito satisfatório poder trabalhar pelo meu povo, pelo meu bairro e sobretudo ver as mudanças acontecerem”, explica o vereador.
Marcelo conta ainda sobre as intervenções que serão realizadas no local. “A Fundação Mário Leal Ferreira elaborou o projeto com muito carinho e cuidado. Será uma transformação magnífica e inédita por aqui, e para isso as intervenções acontecerão na rede de drenagem, as ruas vão receber pavimentação das calçadas e meio-fio em granito, vamos baixar a fiação que passará a ser subterrânea e, além disso, novos espaços de lazer serão implantados”, ressaltou o edil.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, a reurbanização do Engenho Velho está inserida no âmbito do Programa Bairro Novo e vai gerar impactos positivos para a comunidade. “A obra dará preferência à captação de trabalhadores daqui. Depois da conclusão desse projeto, o comércio vai melhorar e proporcionar o surgimento de novas atividades econômicas, gerando emprego e renda. Uma obra deste tamanho eleva também a autoestima, pois os cidadãos passam a ter alegria de viver no lugar onde moram”, disse. Inclusive, já estão sendo elaborados projetos de urbanização na Avenida Dom João VI e na Rua Padre Daniel Lisboa.
Também estiveram presentes na ocasião a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, demais gestores municipais e lideranças comunitárias. A obra faz parte do Programa Bairro Novo e tem previsão de conclusão em um ano. O investimento é de R$20,2 milhões, com recursos próprios do Município.
Intervenção – A intervenção contempla uma área de quase 52 mil m², com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e será implementada nas ruas Almirante Alves Câmara, Padre Luiz Figueira, Vila Américo, Maria Felipa, Joana Soalheira e Manuel Faustino. Dentre os serviços que serão executados estão pavimentação asfáltica e meio-fio, piso intertravado, pedra portuguesa, pavimentação em granito e drenagem. Os equipamentos urbanos previstos para a obra são academia ao ar livre, parque infantil, mobiliário urbano, como bicicletários, mesa de jogos, banquinhos, balizadores, contentor de lixo soterrado, além do paisagismo e da criação de valas técnicas.
O conceito do projeto se alicerça em demandas apresentadas pelos moradores durante três oficinas de participação no processo de mobilização social. É a partir desse entendimento que as diretrizes surgiram como síntese da análise de informações sobre as necessidades apontadas pelos moradores para melhoria das condições de habitabilidade do bairro, e pelas avaliações das equipes técnicas de projetos coordenadas pela FMLF.
Fotos: Valter Pontes