Virtudes
Existe virtude mais linda e abençoada quando filhos e netos dão a bença aos pais e avós, onde todos são abençoados com um “Deus lhe abençoe”. Tem pessoas que só lembram de Deus na hora da necessidade e desespero.
Considerando que a educação está deseducada em casa e na escola, devido a desestruturação familiar, falta de limite, disciplina, controle, acompanhamento e liderança de pais para com os filhos. Considerando que raramente há respeito e solidariedade entre pessoas. Considerando o péssimo nível do ensino público. Considerando a individualidade, ambição e o egoísmo predominante no “Homem”, a sociedade está sendo cruel com ela mesma no mundo contemporâneo.
Considerando que o problema da sociedade e do Brasil está na educação. Considerando o descaso do governo e dos políticos com a educação, conforme mais essa medida: “O governo federal realizou mais um bloqueio de verbas para as instituições de ensino superior. De acordo com entidades ligadas ao setor, o total bloqueado do MEC (Ministério da Educação) chega a R$ 1,68 bilhão, dos quais R$ 244 milhões seriam referentes às contas das universidades”, onde comprova o que Darcy Ribeiro escreveu: “A crise da educação no Brasil não é uma crise; é um projeto”.
Proponho a sociedade exigir do futuro governo a REFORMA DO ENSINO para a revitalização da educação pública de qualidade, amparada na Constituição Federal Art. 205 “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família” em observância a tese do Anísio Teixeira: “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a das escolas pública”.
Só poderemos formar bons cidadãos ensinando as crianças desde as primeiras letras a serem bons cidadãos com educação em tempo integral e com direito a cinco refeições. O que será do Brasil sem educação pública de qualidade e o resgate da educação familiar? Precisamos defender também A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR como investimento, e não como despesa, visando a escola e ensino eficazes.
Resolvi escrever sobre VIRTUDES, face o retrocesso comportamental do ser humano e o desconhecimento da juventude. Virtude é uma qualidade moral, um atributo ético de um cidadão. Virtude é a disposição de um indivíduo de praticar o bem sem olhar a quem; e não é apenas uma característica, trata-se de uma verdadeira inclinação para o caminho do servir ao seu semelhante.
Há diferentes usos do termo, e existem vários exemplos de virtude, que estão relacionados com a força, paciência, coragem, o poder de agir, a eficácia de um ou a integridade da mente.
Virtude é um conceito que remete para a conduta do ser humano, quando existe uma adaptação perfeita entre os princípios morais e éticos. Os valores são fundamentos éticos e espirituais que formam a consciência do ser humano. Esses dignificam a vida das pessoas, definindo seus princípios e propósitos com objetivos grandiosos. Existem virtudes que afloram atitudes humanas e facilitam o convívio entre as pessoas e governantes.
Para os filósofos e psicólogos, por exemplo, as virtudes humanas básicas das pessoas são: humildade, benevolência, justiça, paciência, sinceridade, responsabilidade, lealdade, otimismo, sabedoria, respeito, autoconfiança, contentamento, coragem, desapego, despreocupação, determinação, disciplina, empatia, estabilidade, generosidade, cooperação, solidariedade, gentileza. Virtude é uma qualidade moral, um atributo positivo de cidadão.
Se pararmos para pensar, no final das contas, mesmo que inconscientemente ou por omissões, somos nós que financiamos todos esses desmandos praticados contra a sociedade e o país com altas cargas tributárias, recolhidos aos cofres públicos.
Virtude, é exercer a cidadania e a soberania, na defesa do Brasil com “ORDEM E PROGRESSO”, afinal, “Todo o poder emana do povo”. Lembrando que a falta de VIRTUDES, cada dois reais desviados ou desperdiçados é um litro de leite que está sendo tirado das crianças nas escolas dos 5.570 municípios do Brasil!
É esse Brasil que queremos para as novas gerações?
Ao longo dos anos fomos vencidos pelo cansaço, nos tornamos um povo apático a tudo isto. Somos pacíficos, mas não precisamos ser omissos aos interesses coletivos e do Brasil. “Quando os que comandam perdem a vergonha os que obedecem perdem o respeito” Georg Lichtenberg
O grande desafio da cidadania, é a MORALIZAÇÃO dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), exigindo o cumprimento dos objetivos institucionais com decência e compromisso da coisa pública. Os maus políticos e servidores públicos que prestarem desserviços e mancharem os objetivos Institucionais, a sociedade deve exigir a exclusão desses do setor público.
Sociedade, virtude é defender o cumprimento do que estabelece a Constituição Federal, Artigo 37 “Administração Pública da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e também, ao seguinte……”.
Se unirmos o Brasil em torno da educação e de um desenvolvimento cujo centro seja a pessoa humana, estaremos impulsionando um movimento de transformações sociais e políticas que poderão marcar a nossa história. Seja a mudança exercendo a cidadania e a soberania. Querer é poder!
LEI QUE RESOLVE MUITOS PROBLEMAS LEI-TURA!
Alderico Sena- Especialista em Gestão de Pessoas e Ex-Assessor do IAT – Instituto Anísio Teixeira – site: www.aldericosena.com