DestaquesPolítica

VLT do Subúrbio e novo traçado até Piatã é tema de audiência pública na Assembleia Legislativa nesta quarta

Discussão é proposta pelo deputado Robinson Almeida

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Subúrbio Ferroviário e seu novo traçado até a orla de Piatã, em Salvador, serão tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (17), no auditório jornalista Jorge Calmon, às 14 horas. O evento, proposto pelo deputado Robinson Almeida (PT), vai contar com a presença dos secretários da Casa Civil e de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado, Afonso Florence e Jusmari Oliveira.
Com 34 paradas, o VLT de Salvador deve ficar pronto em 2027, mas o primeiro trecho, entre a Calçada e a Ilha de São João, em Simões Filho, tem previsão de ser concluído já em 2026. Os outros dois trechos (Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã) completarão o traçado total, de 36,4 km de extensão. As obras foram autorizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) no mês passado. Com o novo traçado, o modal vai integrar a orla da Baía de Todos os Santos à orla Atlântica. O investimento também vai garantir a duplicação da estrada do DERBA, a BA 528, além da requalificação e valorização urbana do Subúrbio e da Avenida 29 de Março.

“Essa audiência é pra acompanhar a execução da obra, na audiência vai ter uma grande apresentação detalhada sobre as etapas, o cronograma, os serviços, os investimentos e a repercussão dessa grande obra na cidade do Salvador. A audiência pública é pra dar transparência, pra que a população possa acompanhar a execução dessa importante obra e saber dos benefícios que esse equipamento vai levar para toda aquela região”, afirmou Robinson Almeida.

No início desse mês, o Governo da Bahia oficializou a compra de 40 trens do VLT, do Governo do Mato Grosso. Quando entrar em funcionamento o modal deverá transportar quase 200 mil passageiros/dia.

“Somado ao metrô, que já é uma realidade, o VLT vai revolucionar a mobilidade na capital”, enfatizou o parlamentar.

Foto: Divulgação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *