Esportes

Atletas de Salvador e do interior da Bahia conquistam 35 medalhas no Open Nordeste de Taekwondo 

Faixa preta Diego Figueiredo, de Ilhéus, foi o destaque da delegação e consagrou-se bicampeão da competição 

A equipe da Bahia, composta por 44 atletas, de oito cidades da Bahia, trouxeram de volta para casa 35 medalhas do Open Nordeste de Taekwondo, realizado em São Luis, no Maranhão, no último final de semana. A competição faz parte do circuito nacional de eventos da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) e é válida pelo ranking brasileiro da modalidade com gratificação de 10 pontos, sendo que, normalmente, os eventos na região nordeste têm pontuação máxima de cinco.

Com a saída em Ilhéus e parada em Lauro de Freitas, os atletas, entre faixas pretas e coloridas, viajaram com o apoio da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O torneio é considerado importante também porque classifica para o Grand Slam de Taekwondo, uma das principais competições organizadas pela CBTKD e que seleciona para a Seleção Brasileira de Taekwondo em 2024.

A delegação, com lutadores de Canaã, Coroa Vermelha, Iguaí, Ilhéus, Uruçuca, Vera Cruz, Lauro de Freitas e Salvador, este último com dois representantes do Centro de Boxe e Artes Marciais da Bahia, no Largo de Roma, conquistou nove medalhas de ouro, 13 de prata e 13 de bronze. Os baianos competiram em todas as categorias promovidas e bateram o seu recorde histórico de medalhas.

Um dos ouros conquistados foi do destaque Diego Figueiredo, 23, que se consagrou bicampeão. No ano passado, ele também foi campeão baiano, além do 5º lugar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil da modalidade. Com o resultado, ele conseguiu a vaga direta para o Grand Slam e ocupa, agora, o top 3 do Brasil na sua categoria.

“Minha trajetória está sendo positiva e de avanço. Eu iniciei no taekwondo no ano de 2012 e já entrei para a Seleção Baiana em 2014. No ano de 2015, entrei para a Seleção Brasileira de base e lutei o Campeonato Pan-americano no México. Eu queria agradecer à Sudesb pela ajuda e por todo apoio dado ao taekwondo baiano para essa retomada nas competições nacionais. Estou muito feliz com minha participação e o desempenho da equipe”, comenta Diego.

Ascom Sudesb 

Maurício Viana, estagiário 

18.04.2022 

Fotos: Divulgação/Febt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *