Salvador

Mulheres serão ouvidas com hora marcada no SAC do Salvador Shopping

Além das vítimas de casos enquadrados na Lei Maria da Penha, registros de ocorrências também poderão ser realizados no Posto da Polícia Civil no SAC

A população passa a contar com mais conforto para os registros de ocorrências, depoimentos e oitivas. Foi inaugurado o Posto da Polícia Civil na Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Salvador Shopping, nesta segunda-feira (7). Neste dia que a Lei Maria da Penha completa 17 anos, as mulheres passam a contar com o serviço, onde elas poderão marcar depoimentos e serem ouvidas com mais conforto e privacidade.

A melhoria no atendimento é resultado da iniciativa conjunta entre a Polícia Civil e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), por meio do SAC. A cerimônia contou com as presenças dos secretários da Administração, Edelvino Góes; da Segurança Pública, Marcelo Werner; de Política para as Mulheres (SPM), Elisangela Araújo, da delegada-geral, Heloísa Campos de Brito, e demais autoridades.

Para ter acesso ao atendimento, as mulheres deverão ter idade igual ou maior que 18 anos, agendar o atendimento através do Sistema SAC, apresentar o RG, CPF, Boletim de Ocorrência e comprovante de residência. É permitida a presença de um acompanhante portando o documento de identidade.

Após ser ouvida online no Posto da Policia Civil – SAC Salvador Shopping, a mulher será orientada a aguardar o contato da unidade responsável pela apuração do fato, uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que poderá intimá-la ou orientá-la acerca do cumprimento de alguma diligência necessária ao desenvolvimento da investigação e sua conclusão.

Para os registros de ocorrências, o cidadão contará com o Serviço Posto Policial de Atendimento da Delegacia Virtual, vinculado à Delegacia Virtual, sob a coordenação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), que terá funcionamento em horário administrativo. A pessoa poderá agendar, por meio do canal de atendimento do SAC, os serviços de registro de boletim de ocorrência, assim como os depoimentos e oitivas.

A delegada-geral Heloísa Campos de Brito comemorou a iniciativa. “A transversalidade de ações entre as instituições e a própria sociedade certamente produz resultados como este. Mais um serviço de qualidade para a população, principalmente as mulheres e demais públicos vulnerabilizados, que terão uma atenção e um cuidado mais preciso. Agradeço ao secretário da Saeb, Edelvino Góes e ao superintendente do SAC, Flavio Machado. Estamos felizes com mais esta conquista para os baianos e baianas, no cumprimento da nossa maior missão, que é proteger, servir e cuidar de todos e de todas”, comentou.

Fotos: Haeckel Dias / Ascom-PC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *