Salvador

Nova filosofia de tratamento em saúde bucal chega a Salvador

Terapia Guiada por Biofilme valoriza autocuidado e proporciona conforto aos pacientes

Um conceito inovador de abordagem para promoção de saúde bucal acaba de chegar a Salvador. A Terapia Guiada por Biofilme ou Guided Biofilm Therapy (GBT), sistema inteligente com foco na prevenção que promete revolucionar a assistência em odontologia em todo o mundo, está disponível na capital baiana. Eficiente, segura, sistemática e minimamente invasiva, a filosofia de tratamento do grupo EMS, de origem suíça, inclui diagnóstico, aconselhamento voltado para a higiene bucal diária, limpeza profissional dos dentes, remoção de placa bacteriana e avaliações regulares de resultados. O conforto proporcionado pelos dispositivos que integram a filosofia GBT tem atraído um número cada vez maior de interessados em conhecer a novidade.

Para a professora de yoga Ananda Mensitieri, a primeira experiência com a GBT foi surpreendente. “Durante a limpeza, não senti dor nenhuma, diferente de todas as outras experiências que já tive na vida. Pelo contrário, senti até uma refrescância durante o procedimento. Amei as sensações de frescor na boca e de dentes bem limpos”, declarou. A psicóloga Aline Del Raso, que também experimentou a inovação recentemente, disse que o tratamento é muito confortável, quase indolor. “Foi muito interessante visualizar o que estava sendo feito pela profissional através da evidenciação de biofilme. O resultado foi incrível”, destacou.

Avanço – Segundo a cirurgiã-dentista Ana Carla Robatto, a Terapia Guiada por Biofilme representa o futuro da odontologia. “Ao longo de mais de 20 anos de atuação profissional, acompanhei a evolução de métodos e processos que já traziam aspectos presentes na GBT, mas esta filosofia de tratamento conseguiu agregar tudo e ir além, na medida em que proporciona ao paciente o que ele mais deseja ao procurar um serviço odontológico: conforto, menos dor, resultados duradouros e efetivos”, declarou a mestre em odontopediatria, doutora em microbiologia, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e sócia da Éfika Odontologia Digital.

Os dispositivos que integram a GBT preservam o bem estar do paciente. Tanto o Airflow Prophylaxis Master, usado para remoção de placa supra e subgengival, quanto o Perioflow, que trata bolsas periodontais, e o Piezon, usado para eliminar cálculos dentais, são tecnologias que não agridem a mucosa bucal. “Mesmo quando há remoção de placa bacteriana do sulco gengival e não apenas da superfície dos dentes, a preservação histológica é garantida, ou seja, não há injúria microscópica ou macroscópica do tecido”, explicou Robatto.

Etapas – A GBT beneficia não só adultos, mas também crianças. Pacientes sadios ou com cárie dentária, gengivite, periodontite ou mucosite podem passar pelas oito etapas que integram o tratamento. São elas: 1. diagnóstico; 2. evidenciação educativa da placa dental  com a finalidade de conscientização sobre a correta higienização e entrega de  kit personalizado, com sugestões de escovas, fio e pasta dental; 4. remoção de placa bacteriana com o Airflow Prophylaxis Master ; 5. Uso do Perioflow, se necessário; 6. uso do Piezon No Pain para remoção de cálculo dental; 7.  reavaliação do processo terapêutico e 8.  retorno do paciente para repetição da terapia.

Inovações – Entre as diversas mudanças no campo da odontologia que abriram caminho para a GBT ou chegaram no rastro dessa inovação estão a Morpheus anestesia eletrônica sem dor, a moldagem digital com impressão em 3D de modelos odontológicos (em substituição aos antigos moldes de gesso) e o exame intrabucal digital, uma ferramenta diagnóstica que permite a interação do paciente durante seu exame, além da captura de imagens dos dentes. A tecnologia agregada permite até mesmo a gravação de um exame completo, que pode ser disponibilizado em formato de vídeo, caso seja necessário.

“O jato de bicarbonato que usávamos para remover placa bacteriana, tártaro e manchas nos dentes agride a gengiva. Na Éfika, usamos a tecnologia com propósito, aquela que agrega conforto, sem esquecer de oferecer uma boa escuta e acolhimento humano. Se podemos oferecer ao paciente uma experiência positiva, fazemos o possível para que a efetividade do seu tratamento seja acompanhada do máximo de satisfação”, concluiu Ana Carla Robatto, sócia da ortodontista Fernanda Catharino na Éfika Odontologia.

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *