30 anos de estadualização da UESC recebe moção na ALBA

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), que completa 30 anos de estadualização neste domingo, dia 5, recebeu moção de aplauso apresentada pelo deputado Hilton Coelho (PSOL) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). “Ao longo desses anos tem desenvolvido seu papel com excelência no cenário da educação superior baiana. Localizada na comunidade do Salobrinho, entre os municípios de Ilhéus e Itabuna, no sul da Bahia, à margem da rodovia Jorge Amado (BR 415), ao longo desses anos, cresceu e se consolidou. No início foi formada por um conjunto de faculdades privadas que se uniram e formavam a Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (FESPI)”, lembra o parlamentar.

Hilton Coelho destaca que “antes da estadualização, a instituição contava com nove cursos de graduação e um de pós-graduação. Hoje, a UESC oferece 33 cursos de graduação presencial e cinco na modalidade de ensino a distância, além de 50 cursos em nível de pós-graduação, sendo 17 especializações, 25 mestrados e oito doutorados. É importante nesse momento reverenciar e reforçar a importância de a UESC ser uma universidade pública, gratuita, de qualidade reconhecida, a serviço da sociedade, fortalecendo o desenvolvimento regional do Sul da Bahia e do estado”.

O legislador conclui afirmando que “a UESC cumpre seu papel e para além do ensino, pesquisa e extensão, transforma vidas. É referência na área da pesquisa. Atualmente são 147 laboratórios e equipamentos de ponta nas mais diversas áreas do saber, além de apoio a projetos de pesquisa desde a iniciação científica até a pós-graduação. Recebe estudantes de todo o país e de 37 instituições de ensino de outros 19 países, em cooperação cientifica e intercâmbio. Aplaudimos e reverenciamos a UESC e toda a comunidade acadêmica, estudantes, servidoras e servidores, professoras e professores, demais pessoas envolvidas. Aplaudimos em especial sua importância na expansão e democratização da educação superior”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *