Professor Portela, a novidade na política de Salvador em 2020
Ele é pré-candidato a vereador pelo PDT.
Raimundo Nonato Portela de Souza, o Professor Portela, chamado carinhosamente pelos seus alunos de Popó, nasceu em Salvador, ensina matemática há mais de 41 anos e é membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). E, agora, além do magistério, é pré-candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Salvador pelo PDT.
Ao se lançar na política partidária e eleitoral, o Professor Portela aposta na renovação e “o Legislativo de Salvador precisa de gente nova; por isso coloquei meu nome a disposição do meu partido, o PDT, e da população. Como pré-candidato, disponho-me a fiscalizar os recursos públicos , criar leis em benefício do povo, em particular da classe estudantil, e defender os mais necessitados na Câmara Municipal”.
O pedetista salienta que a Política é uma ferramenta “que temos para fazer mudanças em benefício do povo, lutar por idéias e projetos para o desenvolvimento da nossa cidade. E, acima de tudo, para o bem da população. Ou seja, o bom exercício da Política produzirá resultados positivos. O Professor Portela, como educador, diz que sempre defenderá a educação, pretendendo elaborar um projeto que cria o Crédito Educativo Municipal. “Nessa proposta, os estudantes dos cursos superiores e técnicos terão acesso a financiamento para seus cursos. Também receberão auxílio para custear suas despesas com material didático, alimentação e transporte”.
Ele pretende ainda criar o “Curso On-line Professor Portela”, direcionado a toda a classe estudantil, “dando condições para que os alunos da rede pública concorram em igualdade de condições com os alunos das escolas particulares”. Salienta ainda que um pré-candidato precisa ter uma conduta ilibada, ser um líder, articulador, não pensar apenas nas vontades pessoais e sim no coletivo. “Um pré-candidato tem que ter, acima de tudo, bom-caráter e honestidade, atendendo sempre a vontade e projetos populares”.
O educador finaliza sua explanação dizendo que vai legislar para o bem do povo, criando leis, “com pensamento único de termos uma cidade mais justa, humana, sem discriminação de raça, cor, religião e gênero, dando oportunidades à camada da sociedade que mais precisa, pois somente assim é que conseguiremos o desenvolvimento de Salvador”.