Instituto Aiba entrega mais equipamentos médicos ao Hospital do Oeste
Esta não é a primeira vez que o Iaiba ajuda a equipar as unidades de saúde de Barreiras, através de doações de insumos hospitalares, materiais de limpeza e higiene pessoal, além de vestimentas para pacientes e profissionais de saúde, mas, especialmente com o HO, a entidade mantém uma parceria de longas datas. Em uma primeira remessa, o Iaiba cedeu ao hospital outros dez monitores e mais recentemente foram adquiridos outros quatro aparelhos similares com o recurso doado pelos agricultores.
O diretor do HO, Ivanildo Oliveira, explicou que a parceria entre as duas entidades tem garantido a prestação de atendimento eficiente, seguro e humanizado aos pacientes. “Em nome de toda equipe do HO, eu gostaria de agradecer ao Instituto Aiba, que tem sido uma verdadeira mãe, nos ajudando a estruturar essa unidade para receber os pacientes”, disse, ressaltando que o covidário – ala criada para atender as pessoas acometidas pela Covid – dispõe de 42 leitos, sendo 12 na enfermaria e 30 na UTI adulta, montados também com a ajuda do setor produtivo.
A enfermeira Renata Lopes, coordenadora da emergência, ressaltou a importância dos equipamentos para identificar os sintomas e, com base nas informações, adotar os protocolos necessários. “Ele nos fornece informações importantes, dentre elas a saturação do oxigênio. Com base nisso, encaminhamos o paciente para o tratamento adequado”, observou.
Segundo ela, os equipamentos deixam o hospital mais aparelhado para atuar no combate a várias doenças. O investimento para aquisição dos monitores paramétricos será um legado deixado para o pós pandemia da covid-19.
“Com mais essa entrega, totalizamos 24 monitores só ao Hospital Regional do Oeste, por entender da sua importância, pois a unidade não atende apenas pacientes de Barreiras, mas de outros municípios da região e até de estados circunvizinhos. Essa iniciativa é um exercício da responsabilidade social e do compromisso do agricultor para com essa terra”, avaliou a produtora rural Rosi Cerrato, no ato da entrega.