Marcelino Galo quer prioridade na vacina para profissionais da comunicação
O deputado Marcelino Galo (PT) apresentou indicação ao governador Rui Costa solicitando a inclusão de trabalhadores da imprensa em emissoras de rádio, TV, jornal impresso, revista e internet na prioridade de vacinação contra a Covid-19. “Durante a cobertura da pandemia do novo coronavírus, os jornalistas estão ‘ombro a ombro’ com os profissionais de saúde, com as autoridades sanitárias, mostrando o drama das vítimas do novo coronavírus e dando publicidade a todas as informações necessárias para os cuidados com as vidas humanas”, explica.
Nos últimos meses, vários jornalistas e radialistas foram infectados pelo coronavírus, por estarem trabalhando diretamente na cobertura da pandemia. “O Decreto 10.288, que regulamenta a Lei no 13.979, definiu as atividades e os serviços relacionados à imprensa como essenciais”, lembra o parlamentar, ressaltando que “os trabalhadores da mídia, justamente por representarem um serviço essencial, são obrigados a se colocarem em risco, garantindo a todos os cidadãos acesso à informação correta, combatendo a circulação das chamadas fake news e, consequentemente, contribuindo para salvar vidas”.
O petista diz que “as medidas de proteção aos profissionais são importantes, tanto para preservar a saúde como para que os dados mais fundamentais do coronavírus sejam de amplo conhecimento da população e por isso se faz necessário e urgente que os profissionais da imprensa que atuam nas ruas sejam incluídos nos grupos de prioridade da vacinação contra a Covid-19”. Ele destaca ainda que milhares de profissionais trabalham arduamente no dia a dia para a manutenção da garantia constitucional do direito à informação.