Dois artistas de Salvador-BA participam do livro ‘Preto É Rei’
Da região metropolitana, dois artistas visuais de Salvador foram premiados para participação no projeto ‘Preto É Rei: a poesia da dinastia preta’, um livro organizado pela Confraria 27 que traz obras criadas por artistas negros de diversos territórios da Bahia. Keila Gondim e Tauan Conceição participam do lançamento da publicação em um bate-papo online com outros criadores neste sábado (24), às 19h, no canal da Confraria 27 no YouTube (https://abre.ai/youtubeconfraria).
Keyla diz que “foi uma grande oportunidade participar de um projeto que dá visibilidade e eterniza obras de artistas pretos”. Ela apresenta cinco colagens digitais que fazem referências às divindades religiosas e comunidades pretas. “A base de toda colagem é a figura humana, a pele preta, colocando no centro de poder e beleza. As três principais temáticas das colagens são, respectivamente, a ancestralidade, o afrofuturismo e a favela, o quilombo moderno onde o povo preto luta e sobrevive”, explica.
Disponível nas versões impressa, audiobook e virtual, a publicação deve ser também utilizada como ferramenta de arte-educação. Jovens negros devem ter acesso à obras como os desenhos digitais de Tauan Conceição, que traz personagens futuristas inspirados em culturas tradicionais dos povos negros.
A publicação é realizada pela Confraria 27. Todos os detalhes podem ser acessados nas redes sociais da equipe: Instagram (@confraria_27) e Facebook.com/confrariadanca27. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.