Incêndio de grandes proporções ameaça Parque Estadual das Sete Passagens
Um incêndio de grandes proporções está atingindo uma extensa área de vegetação nativa localizada entre os municípios de Jacobina e Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina.
O fogo começou na tarde desta quinta-feira (14) e ameaça atingir o Parque Estadual das Sete Passagens, que abriga potencial hídrico de grande importância local, com inúmeras nascentes que suprem riachos, responsáveis por alimentar o Rio Itapicuru-mirim, afluente da Bacia do Rio Itapicuru.
O local também se caracteriza como Refúgio Biológico, possuindo áreas com grande necessidade de preservação ambiental pela exuberante vegetação, alta diversidade florística e faunística, contendo espécies ameaçadas de extinção.
Devido a vegetação seca e estiagem, o fogo se espalha rapidamente e preocupa as autoridades.
As últimas informações divulgadas agora a noite, dão conta que foram verificados dois novos focos, inclusive um na propriedade do empresário e publicitário Sidônio Palmeira, atingindo pastagens com gado.
Ainda de acordo com o relatos das equipes que estão no local, o fogo voltou a se alastrar em direção a comunidade do Covas, no município de Miguel Calmon.
Neste momento, brigadistas e moradores locais tentam controlar o avanço das chamas que estão destruindo as serras do Alto do Dandá, mas, por conta dos fortes ventos, tem sido humanamente impossível contra o fogo.
Nesta sexta-feira (15), são esperadas a chegada de aeronaves, que poderão contribuir bastante com o trabalho dos brigadistas, que já se encontram no local, inclusive recebendo o suporte de prepostos do Corpo de Bombeiros de Juazeiro.