Incêndio de grandes proporções ameaça Parque Estadual das Sete Passagens

Um incêndio de grandes proporções está atingindo uma extensa área de vegetação nativa localizada entre os municípios de Jacobina e Miguel Calmon, no Piemonte da Chapada Diamantina.

O fogo começou na tarde desta quinta-feira (14) e ameaça atingir  o Parque Estadual das Sete Passagens,  que abriga potencial hídrico de grande importância local, com inúmeras nascentes que suprem riachos, responsáveis por alimentar  o Rio Itapicuru-mirim, afluente da Bacia do Rio Itapicuru. 

O local também se caracteriza como Refúgio Biológico, possuindo áreas com grande necessidade de preservação ambiental pela exuberante vegetação, alta diversidade florística e faunística, contendo espécies ameaçadas de extinção.

Devido a vegetação seca e estiagem, o fogo se espalha rapidamente e preocupa as autoridades. 

As últimas informações divulgadas agora a noite,  dão conta que foram  verificados dois novos focos, inclusive um na propriedade do empresário e publicitário Sidônio Palmeira, atingindo pastagens com gado.

Ainda de acordo com o relatos das equipes que estão no local,  o fogo voltou a se alastrar em direção a comunidade do Covas, no município de Miguel Calmon. 

Neste momento, brigadistas e moradores locais tentam controlar o avanço das chamas que estão destruindo as serras  do Alto do Dandá, mas,  por conta dos fortes ventos,  tem sido humanamente impossível contra o fogo.

Nesta sexta-feira (15), são esperadas a chegada de aeronaves, que poderão contribuir bastante com o trabalho dos brigadistas, que já se encontram no local,  inclusive recebendo o  suporte de prepostos do Corpo de Bombeiros de Juazeiro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *