Governo do Estado descentraliza testes da Covid-19, equipa e treina funcionários no interior
Mais cinco cidades do interior baiano estão sendo equipadas para realizar testes da Covid-19. Porto Seguro e Guanambi e mais uma cidade a definir, vão receber as máquinas capazes de realizar a tarefa. Vitória da Conquista e Barreiras já têm as máquinas, que estão sendo atualizadas com o protocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem. Em Barreiras, os testes serão realizados em parceria com a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB). Os municípios que demoravam até sete dias para receber os resultados poderão obtê-los em até 48h. Técnicos de todos esses municípios estão sendo treinados no Laboratório Central da Secretaria da Saúde do Estado, em Salvador.
Segundo a diretora-geral do Lacen, Arabela Leal, para a descentralização, a Secretaria da Saúde está fazendo sessão de uso de três equipamentos de PCR rápido. “Não se pode confundir com testes rápidos. São máquinas capazes de processar até doze testes de uma só vez. Na máquina de Vitória da Conquista e na nossa aqui em Salvador, nós conseguimos fazer mais de 90 testes de uma só vez”. Arabela também explica que, com as novas unidades de testagem da Covid-19 no interior, as respectivas regiões serão atendidas mais rapidamente e o Lacen em Salvador deverá ser desafogado.
Arabela informa que duas máquinas chegarão na próxima semana, quando Vitória da Conquista também já deverá estar apta a realizar os testes. “Na UFOB o início será mais demorado, pois eles estão esperando alguns insumos. Em Conquista e na UFOB serão os mesmos testes feitos no Lacen Salvador. Nos outros três municípios, serão PCR rápidos. A diferença é que esse PCR rápido realiza uma quantidade menor de pacientes. No PCR tradicional, podemos fazer até mais 90 pacientes por vez. O outro faz 12, não é para grande volume”.
O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que com essa iniciativa, as ações de saúde pública poderão ser tomadas ainda mais rapidamente. “O Lacen em Salvador já vem fazendo um grande número de testes e dando respostas rápidas. Com essa descentralização, a agilidade será ainda maior, possibilitando que todas as medidas em relação aos pacientes e contactantes sejam ainda ágeis. É uma importante ação no combate ao novo coronavírus”, disse Vilas-Boas.
A coordenadora técnica do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste, Karoline Rebouças, informa que o Lacen de Vitória da Conquista é fruto de uma parceria entre Estado e Município. “O Governo do Estado sugeriu descentralizar a testagem da Covid-19. Como Conquista já realizava a testagem de HIV em uma máquina que faz também a testagem da Covid-19, o município foi contemplado”.
Segundo Karoline Rebouças, a unidade recebe uma média diária de 30 a 50 testes, provenientes de 74 municípios. “Não vamos mais enviar para o Lacen de Salvador. Hoje, as nossas coletas enviadas para Salvador demoravam até 7 dias para ter o resultado. Agora, teremos resultados em até 48 horas”.