DestaquesPolítica

A saúde dos baianos é tratada com maturidade pela Sesab, rebate Alex Lima

O deputado estadual Alex Lima (PSB) parabenizou o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, pelo embasamento técnico com que tem conduzido a pasta frente à pandemia na Bahia. De acordo com o parlamentar, ao lado do governador Rui Costa (PT), o titular da Sesab despolitizou o uso de medicamentos para o tratamento da Covid-19, manifestando-se com base em notas técnicas do Centro de Operações Emergenciais (COE) da Sesab e em orientações embasadas nas manifestações oficiais da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Sociedade Brasileira de Infectologia.

De acordo com o socialista, a postura do secretário demonstra maturidade e equilíbrio, deixando a população confiante na ciência e no recebimento de um tratamento eficaz. “Além de grande gestor, o Secretário é um médico renomado, possui Doutorado em Ciências e vasto currículo de pesquisas clínicas, portanto tem propriedade para falar sobre o tema. É um absurdo transformar medicamentos em disputa política-partidária. Se estudos científicos de grandes organizações médicas afirmam que determinados medicamentos não são eficazes, não há motivos para deixar a população se automedicar. E nesse sentido, o secretário Fábio Vilas-Boas tem agido com responsabilidade, pois a saúde dos baianos sempre foi prioridade desde o início da pandemia”, afirmou.

TRATAMENTO – Segundo o COE, medicamentos como cloroquina/hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento sem eficácia comprovada não devem ser usados pela população ou prescritos por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma não embasada em evidências científicas sólidas, uma vez que o uso destes medicamentos já causou efeitos adversos potencialmente graves e pode representar gastos indevidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *