ABREE e Salvador inauguram Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos

A ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos em parceria com o Ministério do Meio Ambiente inauguram a Central de Logística Reversa que facilitará o descarte ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos de Salvador. Com objetivo de estar presente em todo Brasil, a entidade já calcula quase 3,7 mil pontos de recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos instalados pelo país, estando presente em mais de 1,2 mil municípios brasileiros. Somente no Estado da Bahia é possível encontrar 175 pontos de recebimento, que em sua maioria estão presentes no varejo, sendo 39 localizadas em Salvador e que nesta semana acaba de ganhar mais uma unidade.

“O início desta parceria significa mais um passo importante para o avanço da reciclagem no Brasil. Com a inauguração da Central em Salvador, mais uma região receberá os benefícios da logística reversa. Com isso, será possível conscientizar a população e seu apoio no processo de descarte ambientalmente correta dos produtos, evitando assim o aumento da poluição nas vias, rios e mares, com emissão de gases e metais pesados que fazem mal para a saúde da população”, explica Helen de Souza Brito, gerente de relações institucionais da ABREE.

O evento de inauguração aconteceu na BDP WASTE e contou com a presença de autoridades como, Marcelle Carvalho de Moraes (Secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência) e André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente). Além disso, esteve presente também Marcus William Oliveira (Sócio Proprietário Circular Brain),  Marcos Carvalho Silva (Sócio Proprietário da BDP WASTE) e Helen Brito (gerente de relações institucionais da ABREE).

O cuidado com o ciclo de vida dos produtos cresceu nos últimos 2 anos com início da vigência do Decreto Federal 10.240/2020. Essa legislação prever metas e objetivos específicos para o descarte dos produtos eletroeletrônicos, definindo a responsabilidade compartilhada por parte dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.

Vale ressaltar que segundo o Governo Federal a realização da reciclagem dos produtos possui a capacidade de inserir mais de R$ 700 milhões na economia brasileira, além de gerar dez mil empregos.

A ABREE, como entidade gestora do setor, possibilita que a população encontre os pontos de recebimento mais próximos, por meio do CEP, além de possuir uma lista completa de quais produtos podem ser descartados. São alguns exemplos: batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água e televisão, entre outros. Para saber mais, acesse: https://abree.org.br/pontos-de-recebimento

Sobre a ABREE – Fundada em 2011, a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos – é uma entidade gestora sem fins lucrativos, que define e organiza o gerenciamento da implementação do sistema coletivo de logística reversa de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos, promovendo economia de grande escala. Com 54 associados que representam 186 marcas, a ABREE é responsável pelo gerenciamento através da contratação, fiscalização e auditoria dos serviços prestados por terceiros, além de contribuir com informações para todos os envolvidos da cadeia, responsáveis pela viabilização da logística reversa de eletroeletrônicos e eletrodomésticos no país. Para mais informações, acesse http://abree.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.