Municípios

Acadêmicos de Saúde da Ages participam de ação de Rastreamento do Câncer de Mama

Atividades de prevenção e educação em saúde foram o foco da participação dos alunos no programa, que ocorre em Jacobina até dia 4/9

Até o próximo sábado (04/09), ocorre no município de Jacobina o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que conta com a participação dos acadêmicos de cursos da área de Saúde da Ages. Estudantes de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Nutrição participam dessa ação que é uma estratégia itinerante e que visa à prevenção, a detecção precoce e o tratamento do câncer de mama. A ação acontece em todo o estado da Bahia e é desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com prefeituras e entidades.

Além de auxiliar na recepção e apoio logístico dos pacientes, os estudantes da Ages desenvolvem ações associadas à prevenção e educação em Saúde em diversas áreas. A acadêmica de Medicina e presidente do Centro Acadêmico de Medicina Nise da Silveira, Raissa Alves de Araújo, conta que 40 estudantes do curso atuam na ação através do projeto extracurricular realizado pelo Centro Acadêmico em parceria com a Secretaria de Saúde de Jacobina, Faculdade Ages e com a Liga de Ginecologia e Obstetrícia da Chapada.

“Foram realizadas apresentações sobre prevenção ao Câncer de Mama, hipertensão arterial e às arboviroses, promovendo educação em saúde. Também realizamos a recepção das pacientes, conferindo documentação, tirando dúvidas e distribuindo álcool e máscaras, além da triagem, aferindo pressão e temperatura”, detalha.

Atuando em outras frentes, estudantes de outras graduações realizam diversas atividades de prevenção. A coordenadora dos cursos da área da Saúde e Humanidades, Fabiana França, aponta que além do apoio logístico na recepção e organização do evento, com o preenchimento de formulários e outras ações, cada curso está desenvolvendo atividades de educação em saúde relacionadas.

Os acadêmicos de Nutrição desenvolvem apresentações e dão dicas sobre alimentação saudável, tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira. Na Psicologia, além de dicas sobre saúde mental, está sendo realizado um rastreio da população que participa da atividade, para avaliar o cenário da saúde psicológica entre eles, com autorização dos pacientes. Os estudantes de Enfermagem e de Fisioterapia estão realizando ações educativas sobre saúde da mulher e qualidade de vida.

“Tanto para os estudantes quanto para a comunidade é de grande importância desenvolver ações em Educação em Saúde, pois esta leva informação e conhecimento à população sobre como podemos cuidar melhor da saúde, principalmente de maneira preventiva. Ao focarmos em informação e prevenção é possível evitar doenças, e possibilita que a comunidade usufrua de uma vida com mais saúde e qualidade. Além disso, estar atuando diretamente com a população proporciona aos estudantes contribuições para sua prática e estreita a relação com o paciente, buscando sempre aperfeiçoar técnica e atendimento humanizado para com o próximo”, diz Raíssa , presidente do Centro Acadêmico.

Rastreamento do Câncer de Mama

O Programa consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de Alta Complexidade em Oncologia mais próxima da sua região, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico. O público-alvo do programa é de mulheres de 40 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença.

A câncer de mama – o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma – afeta 57 mil mulheres por ano no Brasil. A doença representa 28% dos novos casos de câncer que surgem a cada ano. Esses dados confirmam a importância do rastreio preventivo da doença, pois, caso seja identificado em fase inicial, o tumor pode ser curável em até 98% dos casos, evitando a retirada do seio e aumentando as chances de tratamento e cura. Para prevenir a doença, a mamografia é considerada um dos procedimentos mais eficazes na detecção precoce do câncer de mama.

A campanha possibilitou que os três pilares estratégicos no controle da doença fossem realizados, ofertando educação em saúde sobre a prevenção primária (como reduzir o risco de câncer de mama), o diagnóstico precoce (divulgar sinais e sintomas da doença e incentivar a mulher a observar o próprio corpo) e a realização da mamografia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *