Agência aposta em tecnologia na comunicação, ganha visibilidade e projeta crescimento do segmento em 2021

Com 12 anos no mercado e expertise nas áreas on e off da Comunicação, a Agência Cocada é uma empresa do setor de publicidade full service, que vem se destacando cada vez mais no cenário baiano e nacional, posicionando-se como uma das que obtiveram crescimento expressivo – 270%  em relação a 2019 -, mesmo com a pandemia do Novo Coronavírus e a grande retração econômica. Além desta expansão, a agência instalou uma unidade em São Paulo, em junho, em busca de novas oportunidades.

Um dos destaques apontados pelo CEO da agência, o publicitário e designer Vinícius Carvalho (foto), é que a Cocada conseguiu uma visibilidade muito grande e positiva no ano de 2020, inclusive, com o elogio de concorrentes de sua área. Além de ter realizado sua primeira campanha eleitoral para cargo majoritário em Feira de Santana, a agência teve a oportunidade de colocar em prática toda a criatividade de sua equipe, usando tecnologias até então pouco usadas, como a gamificação, com a criação do GTA Feira, animações com a literatura em cordel, ênfase na produção de vídeos com utilização de drones etc.

A gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e fixar conteúdos, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos, afirma Vinícius Carvalho. “A escolha pelo Grand Theft Auto (GTA) –  game de ação-aventura que usou como cenário na segunda maior cidade da Bahia – permitiu estabelecer uma linguagem moderna e antenada com jovens e fãs de jogos”, explica.

Além da criação de marcas, um dos pontos fortes da Cocada, a agência vem se notabilizando também com o uso da Realidade Aumentada e criou, segundo Vinícius Carvalho, o primeiro manual do mundo neste segmento. Para 2021, o publicitário planeja o incremento do canal do YouTube e o lançamento do novo site da Cocada, bem mais interativo, além de incursões em tecnologias usadas apenas por grandes marcas.

Com a Realidade Estendida é possível, através de QR Codes, por exemplo, fazer uma imersão em ambientes virtuais, onde o usuário realiza determinadas tarefas, promovendo a interação com o mundo físico. Da mesma forma, a Cocada vem apostando no uso da Realidade Virtual, uma interface capaz de “enganar” os sentidos de um usuário, com o uso de simuladores, seja para o lazer ou para a própria Medicina, por exemplo.

Mesmo com tantas novidades e a fim de atender clientes de alto padrão, o CEO da agência não abandona os conceitos tradicionais de comunicação, mas acredita que ela está em constante mudança: “É preciso promover uma jornada criativa no relacionamento entre o consumidor e as marcas. E um dos principais desafios é convencer o cliente a sair da sua bolha, do lugar comum, e considerar todas as perspectivas da comunicação, principalmente se oferece produtos e serviços inovadores”.

Divulgação

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