Agosto Dourado: Posto de saúde realiza série de palestras para orientar sobre amamentação a gestantes durante a pandemia em Salvador

Últimas pesquisas apontam que não há transmissão da Covid-19 pelo leite materno
Para orientar as mães sobre a importância do aleitamento materno, o 16º Centro de Saúde, no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, realiza a ‘Semana de Amamentação’ até a próxima sexta-feira (06) com intensificação da abordagem às gestantes acompanhadas na unidade durante a pandemia da Covid-19. A ação faz parte do ‘Agosto Dourado’, mês de conscientização sobre a amamentação.

Por mês, no 16º Centro de Saúde, administrado pela Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde – Fabamed, são disponibilizadas mais de 400 vagas para gestantes serem acompanhadas no pré-natal com enfermeira e médica obstetra. Em junho, 216 mulheres foram beneficiadas com os serviços do posto de saúde para ter uma gestação tranquila e saudável.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), os artigos publicados sobre o tema indicam que os benefícios da amamentação são superiores aos riscos de transmissão do novo vírus, assim como ocorre em outras diversas viroses. A passagem de anticorpos tem sido observada não só em mães que tiveram covid-19, mas também naquelas que se vacinaram contra a covid-19, o que mostra ainda mais a importância da imunização.

A coordenadora do ambulatório do 16º Centro, Alessandra Paula afirma que o aleitamento é uma prioridade e a mãe deve amamentar até o momento que se sentir confortável, mas é preciso tomar cuidados com a manipulação do bebê, higienização das mãos e seios, além do uso de máscara. “Os benefícios do leite materno são inúmeros e não só para o bebê como também para a mãe. O leite materno previne várias doenças crônicas, como diabetes, câncer e hipertensão. Inclusive a mãe também estará se protegendo de doenças como câncer de mama”, ressalta.

Confira a programação:  

Quarta-feira (04) – Técnicas de amamentação com orientação do corpo médico.
Quinta-feira (05) – Aleitamento exclusivo e materno com orientação de enfermeiras e nutricionista
Sexta-feira (06) – Importância da rede de apoio familiar no processo de amamentação com assistente social

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *