ALBA: Modernização do SRH elimina papel em ações administrativas

Com apenas alguns cliques no mouse, servidores e ex-servidores da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) podem efetuar qualquer solicitação junto à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Casa. A praticidade foi proporcionada com o lançamento do ProcDigital em outubro de 2020, como resultado do programa de modernização do Parlamento com base na sustentabilidade e economia, desenvolvido na gestão do deputado Nelson Leal (PP).

A ferramenta, inserida no Portal do RH, passou a facilitar a gestão da vida funcional no Legislativo baiano. Com esta inovação, os processos relacionados ao departamento passaram a ter tramitação 100% digital, eliminando assim o uso de papel. Lançado pela SRH de forma pioneira, o ProcDigital transformou as operações no setor. A inovação fez com que os processos administrativos – que envolviam bastante papel, carimbo e assinaturas – tramitem de uma maneira mais simples e econômica, uma vez que hoje já correm em meio digital, conectando setores da ALBA com a SRH.

Serviços como solicitação de férias, emissão de certidões, pedidos de licença-prêmio, entre outros procedimentos de competência da SRH, são feitos a partir da ferramenta. Para se ter uma ideia da eficácia – e da praticidade – do sistema de processo eletrônico do SRH, o presidente da ALBA, deputado Nelson Leal, com apenas um clique assinou 226 atos de forma eletrônica, sem manipular sequer uma folha de papel. Os documentos digitais assinados por ele foram direcionados de maneira automática para a SRH.

O ProcDigital é um marco no RH da ALBA por integrar todos os serviços da Superintendência, de forma simples: a tramitação segue o fluxo estabelecido de acordo com o tipo de processo, de maneira que, a execução dos procedimentos e seu encaminhamento fica muito mais fácil e rápido. Autoexplicativo, o sistema sinaliza inclusive quais documentos são necessários para a prática de cada ato processual. Para facilitar ainda mais a vida de servidores e ex-servidores, uma versão mobile da ferramenta tem sido desenvolvida, devendo ser lançada em breve.

Foto: Agência ALBA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *