Angelo Almeida congratula Arquidiocese de Feira pela criação da 1ª paróquia quilombola do Brasil; iniciativa foi destaque no Vatican News

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB) apresentou Moção de Congratulações à Arquidiocese de Feira de Santana  pela  criação  da  Paróquia São Roque, na Comunidade Quilombola Matinha dos Pretos. Esta é a primeira paróquia quilombola do país e a iniciativa foi destaque, inclusive, no Vatican News.

Com o título “Paróquia Quilombola: resgatando a vida e dignidade do povo negro”, a ampla reportagem publicada no portal de notícias oficial do Vaticano leva para o mundo um pouco da história do povo negro do distrito e a importância do feito da arquidiocese, através do arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro  (confira no link).

“A primeira paróquia quilombola do Brasil está aqui entre nós, em Feira de Santana. Isso é motivo de muito orgulho! E poder ressaltar todo esse trabalho  que vem sendo feito por Dom Zanoni, contra o preconceito e a favor dos que mais precisam, é uma felicidade grande para nós. Temos realmente um arcebispo diferenciado”, valoriza Angelo.

Questionado sobre a motivação da iniciativa, Dom Zanoni frisa que “é importante que a igreja esteja onde o povo está”, e que “o povo negro não é apenas um objeto da ação evangelizadora, mas protagonista”.

Mais sobre a paróquia quilombola

A nova paróquia reunirá 13 comunidades em sua área pastoral, com o maior número de comunidades quilombolas no Município de Feira de Santana. Conforme retrata o Vatican News, este ato é um sinal profético de uma igreja samaritana, com o propósito de ser presença no meio de um povo que sofre.

Comenda 2 de Julho

Recentemente, o deputado Angelo também apresentou um projeto de resolução na Alba, para concessão da Comenda 2 de Julho a Dom Zanoni, como forma de reconhecer a dedicação do arcebispo aos projetos sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *