Aristides Maltez recebe projeto Leiturinhas no Hospital

Projeto requalifica espaço lúdico de leitura e humanização das relações com patrocínio da Bayer e realização da CEC Brasil

Nesta quinta-feira (25), 8h, o Hospital Aristides Maltez (HAM) recebe a inauguração de um novo espaço de leitura na brinquedoteca localizada no serviço de Oncologia Pediátrica da unidade hospitalar. O espaço é fruto do projeto Leiturinhas no Hospital e conta com um acervo de 850 novos livros entre romances, quadrinhos, contos e títulos infantojuvenis de grandes editoras brasileiras, além de 60 jogos e brinquedos educativos. A implantação do espaço de leitura é uma realização da CEC Brasil com patrocínio da Bayer via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura.

O projeto vai contemplar os cerca de 40 pacientes em ambulatório e 18 pacientes internados, entre 0 e 18 anos, que frequentam o prédio diariamente para tratamento oncológico, além dos pacientes internados na Oncopediatria do HAM. A iniciativa consistiu na revitalização do ambiente com pinturas e aquisição de mesas e cadeiras de leituras, livros, ambientação lúdica e acessibilidade para acolhimento de pacientes e famílias.Essa é a terceira entrega do projeto Leiturinha do Hospital em 2021, sendo os demais espaços inaugurados no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP, em Recife, e no Hospital de Oncologia de Uberlândia, em Minas Gerais.

Dra. Maria Romilda Maltez, 1ª vice-presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), mantenedora do HAM, agradece a iniciativa: “Estamos muito felizes e gratos pela criação deste ambiente cultural mágico de leitura na brinquedoteca da Oncopediatria do HAM. Um belo e nobre projeto de beleza, leveza e amor, que permitirá que as crianças e os adolescentes assistidos possam amenizar as suas dificuldades e ampliar os seus horizontes de conhecimento e de sonhos. Nossos profundos agradecimentos e nosso compromisso de bem cuidar das flores que estão sendo ora plantadas” .

Para Kaline Vânia, sócia da CEC Brasil, “humanizar os hospitais públicos é uma proposta importante para melhoria da qualidade de pacientes de longa duração. No caso de crianças, a criação de estratégias como forma de atenuar o processo de hospitalização decorrente do estresse e ansiedade devido à doença, além do sofrimento físico, procedimentos médicos e rotina hospitalar desgastante, torna-se de fundamental relevância”.

Além da doação de livros e ambientação do espaço, o Leiturinhas no Hospital conta com capacitações em formato online para funcionários do hospital e voluntários sobre a mediação de leituras em hospitais e utilização do espaço (3 horas), contação de histórias e alfabetização (30 horas). A utilização do espaço segue todos os protocolos de segurança e distanciamento social durante a pandemia da Covid-19.

LEITURINHAS NO HOSPITAL – O projeto Leiturinhas no Hospital nasceu com a missão de humanizar as relações no ambiente hospitalar, promovendo a leitura e o bem-estar dos pacientes de hospitais públicos, por meio do acesso a um espaço de entretenimento e conhecimento. O projeto pretende, por meio da ludicidade e dos livros, gerar conforto e segurança assistencial aos pacientes e seus acompanhantes, funcionando como espaço integrativo e saudável que estimula a criatividade e o conhecimento.

SOBRE A BAYER

A Bayer é uma empresa global e inovadora com uma história de mais de 150 anos e competências centrais nas áreas de saúde e agricultura. Desenvolvemos novas moléculas para a utilização em produtos inovadores e soluções para melhorar a saúde das pessoas, animais e plantas. Nossas atividades de pesquisa e desenvolvimento são baseadas na profunda compreensão dos processos bioquímicos que ocorrem nos organismos vivos. Atendemos às nossas necessidades humanas mais básicas: saúde e alimentação. Somos guiados pelo nosso propósito, Ciência para uma Vida melhor, nos esforçando para evitar e curar doenças, melhorar a saúde diária e ajudar a alimentar uma população em crescimento. Para mais informações acesse: www.bayer.com.br

SOBRE A CEC BRASIL

A CEC Brasil é uma empresa que atua na área de produção cultural, visando o impacto social. Com pilares como educação, saúde e diversidade, a CEC Brasil tem como desafio construir projetos inovadores e desenvolver tecnologia capaz de transformar cenários de comunidades no Brasil e América do Sul. Sua atuação está concentrada em projetos de cultura e saúde, com a publicação de livros que valorizem profissionais da saúde, e criação de espaços e estruturas inovadoras com foco em leitura e formação de novos leitores no Brasil e América do Sul. Conheça mais: https://cecbrasil.com.br/

SERVIÇO:

Inaugurações LEITURINHA NO HOSPITAL I Salvador – BA

Onde: Hospital Aristides Maltez (HAM)

Quando: 25/11/2021 (quinta-feira)

Horário: 08 horas

Endereço: Av. D. João VI, 332, Brotas – CEP 40285-001

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *