NoticiandoVariedades

Atividades artísticas são inspiradas nos festejos juninos em escolas estaduais

Através da literatura de cordel, das músicas, das comidas típicas, dos concursos artísticos e dos desafios on-line, o Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon, no município de Miguel Calmon, e o Anexo Prisional do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, em Jequié, se inspiraram nos festejos juninos para propiciar momentos de entretenimento para os estudantes e para a transmissão de conteúdos com um formato lúdico.

Na unidade escolar do município de Miguel Calmon, foi realizado o Projeto Sanju Arte, através do qual a festa junina virou referência para trabalhar conteúdos de artes. A professora de Linguagens Artísticas, Flávia Grasiele, ressaltou que o projeto teve a finalidade de promover o engajamento dos estudantes através de vários formatos de expressão. “Os festejos de São João são apreciados pela comunidade escolar e não poderiam deixar de ser uma fonte para aquecer os corações de nossos alunos, mesmo que virtualmente. Diversos alunos ficaram entusiasmados com o projeto e participaram ativamente”.

A estudante Marli da Silva, 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, escreveu um cordel e gostou do resultado. “Foi muito incrível. Eu me inspirei, fiz o cordel em dois dias e criei 20 estrofes. Cada uma falando de cada professor e como estão sendo suas aulas on-lines. Por causa da pandemia, este é um momento de muitas tristezas, não só pra mim, como para todo mundo. E fazendo este cordel e um challenge para as redes sociais, fiquei muito feliz e alegre”.

No anexo prisional do Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito, em Jequié, os 270 estudantes do Conjunto Penal comemoraram o São João em um formato diferente. Ao receber os resultados do semestre, a unidade incluiu lembranças do período junino e comidas típicas. De acordo com a gestora Fabrine Machado de Novaes, os internos ressaltaram o esforço da equipe escolar com a formação acadêmica e com o processo de ressocialização.

“Os estudantes se emocionaram com o momento. Eles foram surpreendidos não apenas com os resultados dos trabalhos feitos durante o semestre, mas também com o recebimento do kit junino e com uma palestra sobre a educação libertadora”, relatou. A estudante da unidade C.M.A. se emocionou com o momento e disse: “reconhecemos o carinho e a dedicação dos professores. Nós sabemos que tudo que eles fazem é com amor”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *