Atleta do programa Bolsa Esporte, Ulan Galinski, comemora título da Estrada Real de Ouro Branco/MG na prova de maratona

Nesse domingo (1º de maio), o atleta baiano Ulan Galinski conquistou o título da categoria maratona da prova Estrada Real, etapa de Ouro Branco (MG). A competição é uma das mais tradicionais do país e vale pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI).

Ulan, que é o atual campeão brasileiro de mountain bike na categoria maratona, conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio do programa Bolsa Esporte.

Essa foi a primeira competição que o jovem ciclista, de 23 anos, competiu com a bandeira do Brasil no peito, pois só quem é campeão brasileiro tem o direito de vestir a Jersey, um uniforme especial e somente usado por quem tem o título. “Uma sensação especial”, segundo o próprio atleta.

“A corrida foi um misto de sentimentos. Foi minha primeira vitória da temporada e eu estava com saudades de subir no lugar mais alto do pódio. Foi uma forma de dizer obrigado a todos profissionais que trabalham na equipe. Foi um sentimento especial por eu estar estreando minha camisa de campeão brasileiro de maratona. O simples fato de vestir essa camisa e competir com ela já tem um significado grande. E ganhar a prova torna-se ainda mais especial. Foi uma grande corrida, uma prova UCI e uma etapa na qual eu tenho boas lembranças, foi o lugar onde marcou minha carreira no passado, e fico feliz de sair de lá construindo novas boas lembranças. Foi um grande dia não só para mim como para todo o time”, comentou Ulan Galinski.

Nesta semana, Ulan Galinski viaja para a Europa, onde competirá em duas etapas da Copa do Mundo de Mountain Bike. No próximo final de semana, ele participará da etapa de Albstadt, na Alemanha. Depois, entre os dias 13 e 15 de maio, a competição será em Nové Mesto, na República Tcheca.

Bolsa Esporte – Trata-se de um programa do Governo da Bahia, executado por meio da Sudesb. Em 2021, foram lançados dois editais do Bolsa Esporte num investimento de R$1,5 milhão, com apoio direto a 162 atletas. O recurso é depositado mensalmente na conta de cada beneficiado, com o valor variando conforme categoria e posição no ranking da modalidade esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.