Esportes

Atletas baianos do BMX, bodyboard e natação viajam para competições nacionais e internacionais nesta semana

Já se encontram na Argentina os atletas do BMX baiano, Jaldo Caribé, Paôla Reis e Mardevacson Fonseca. Eles vão disputar o Campeonato Pan-Americano de BMX, que será realizado em Santiago Del Estero, nos dias 10 e 11 de setembro. Os três atletas baianos acumulam bons resultados no ano, com Paôla e Jaldo tendo sido consagrados campeões mundiais na temporada.

Jaldo e Mardevacson viajam, junto ao treinador Leonardo Gonçalves, com passagens concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Paôla faz parte da Confederação Brasileira da modalidade e viajou apoiada pela entidade nacional. Os três ciclistas fazem parte do programa estadual de apoio ao atleta, Bolsa Esporte.

Já o atleta baiano do bodyboardy, Uri Valadão, 37, também viajou para competição internacional com o apoio da Sudesb. Ele já entra nas águas portuguesas da Praia Grande Sinta Pro nesta terça-feira, 06, pelas rodadas mais adiantadas do torneio, por ser o atual 11º e melhor colocado brasileiro no ranking mundial.

O evento português é o mais antigo do circuito mundial, que conta com seis etapas anuais e os melhores atletas da modalidade. Com a expectativa de chegar até as finais no domingo, 11, Uri espera repetir o título na competição que é tetracampeão, o maior da história. Ele ainda possui outros feitos na sua trajetória, como o título mundial em 2008, o bicampeonato pan-americano, o tricampeonato latino-americano e os cinco campeonatos nacionais.

Nado artístico – Ainda nas competições nas águas, a equipe baiana de nado artístico já se encontra em São Paulo, onde disputa a classe iniciante do 5ª SP Sincro Open de Nado Artístico, competição de caráter nacional organizada pela Federação Aquática Paulista (FAP), entre os dias 08 e 11 de setembro, no Clube Paineiras do Morumby. Ao todo, seis atletas de 10 a 12 anos vão representar o estado pela primeira vez em cerca de 20 anos, já que, desde o início dos anos 2000, a Bahia não compete em eventos nacionais da modalidade.

As atletas Aisha Guimarães, 11, Giovanna Torres, 10, Ingrid Souza, 12, Lara Winy, 12 Maria Eduarda Oliveira, 12, e Maria Letícia Ferreira, 12, vão competir no torneio paulista após serem descobertas no Projeto Natação em Rede, uma parceria entre a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e a Sudesb. Dentre elas, cinco meninas e a treinadora da equipe, Maria Helena Calmon, 60, vão viajar com passagens concedidas pela autarquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *