Ato proposto pelo deputado estadual Osni Cardoso celebra Dia do Cigano na próxima segunda (24)

Na próxima segunda-feira (24), às 9h30, o deputado estadual e líder da bancada do PT na ALBA, Osni Cardoso, realiza ato comemorativo para celebrar o Dia Nacional do Cigano. O encontro será virtual, através do aplicativo zoom, e terá transmissão pela TV ALBA e nas redes sociais do deputado. Os interessados devem se inscrever pelo WhatsApp (71) 99906-7267.

O objetivo do evento é reconhecer a contribuição da etnia cigana na formação das histórias e identidades culturais brasileira e baiana, além de discutir políticas públicas de integração destes povos.

“Sabemos dos desafios enfrentados pelos ciganos, principalmente no campo da visibilidade, por isso propomos o ato. Nossa ideia é destacar não somente a importância cultural, mas pensar ações em favor de registro civil, saúde e educação, que infelizmente ainda são bastante escassas. Quando promulgou o 24 de maio como Dia Nacional dos Povos Ciganos, nosso presidente Lula deu um importante passo no reconhecimento da contribuição destes povos para a formação histórica e cultural brasileira”, explicou o parlamentar.

Estão previstas as participações do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes, do vereador de Ribeira do Pombal, Athaide Cigano, da Doutora em História Social pela Universidade de Brasília (UNB), Cassi Coutinho, do ex-vereador de Medeiros Neto Diran Cigano e do membro da Associação Internacional Maylê Sara Kalí (AMSK-Brasil), Lêda Cruz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *