NoticiandoVariedades

Audiência da Comissão de Educação destaca conteúdo pedagógico da TV Educa Bahia

A Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA – promoveu Audiência Pública de apresentação da TV Educa Bahia, canal público, gratuito, com sinal aberto, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana à serviço da educação da Bahia. A apresentação foi feita pelo Diretor-Geral do IRDEB, Flávio Gonçalves e do subsecretário da Secretaria de Educação da Bahia (SEC), Danilo de Melo Souza, e contou com a participação remota de cerca de 60 participantes, além da transmissão simultânea pela TV ALBA.

Para a presidente do colegiado, deputada Fabíola Mansur, a ideia desses encontros é visibilizar todas as ações da Secretaria Estadual de Educação para esse retorno, em um primeiro momento remoto e faseado das aulas, para melhor aproveitamento das iniciativas. “É importante esclarecer e propagar que não existe apenas o retorno com acesso digital, temos o tempo casa, o tempo escola escola, recursos digitais, recursos analógicos, e ainda esse novo Canal que tem levado conteúdos pedagógicos aos 4 cantos da Bahia”, exalta Fabíola.

De acordo com o diretor do Irdeb, as aulas são todas produzidas pelos professores do MTEC, mas seguem o roteiro de retorno do ensino remoto, elaborado pelos profissionais da rede estadual. “Para sintonizar é preciso apenas ter sinal aberto digital, ou acessar o www.educabahia.ba.gov.br onde se consegue assistir ao vivo, e ainda conhecer a grade detalhada de programação do canal” esclarece Flávio.

Para Danilo Souza, “buscamos uma solução a partir daquilo que já vem sendo realizado, com a experiência da TV Educativa da Bahia, uma TV que dialoga com a educação, com a cultura, com o desenvolvimento humano e agora vai construindo conosco um legado de uma canal exclusivo que se propõe a ser uma grande centro de estudo, de pesquisa, de produção de conhecimento”.
A audiência contou ainda com a participação dos jovens Luiz Henrique e Thiago Alves, que compartilharam suas experiências bem sucedidas com a criação do Portal Integrado de Salas Virtuais – PISV. “Educação dá bons frutos e somos exemplos disso. Educação pública é emancipatória e criamos uma ferramenta acessível para atender e integrar remotamente todos os alunos e professores da Bahia”, destacou Thiago.

“Ao longo de 2020 a ALBA participou de inúmeras reuniões com diversas entidades com o objetivo de articular pontes de retorno às aulas com segurança, sempre valorizando a ciência e a vida das pessoas. Tenho certeza de que, enquanto estivermos de forma remota, medidas como essas, são esforços conjuntos que estão auxiliando bastante para mitigar os impactos na área da educacional”, finaliza Fabíola.

Estiveram presentes diversos deputados estaduais, a deputada federal Lídice da Mata, representantes da  União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, Aplb-Sindicato e do Fórum Estadual de Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *