Busão da Solidariedade atende pessoas necessitadas com ações de higiene e saúde

Nascido da observação da penúria de pessoas em situação de rua, durante distribuição semanal de alimentos e kits de higiene, a Cidade da Luz, organização da sociedade civil sem fins lucrativos existente há 43 anos, criada pelo médium José Medrado, ampliou seu projeto social e criou o Busão da Solidariedade / Banho do Bem.

 A iniciativa começou com a aquisição de um ônibus e a sua transformação em um banheiro itinerante, equipado com boxes individuais com chuveiros, inclusive adaptados para pessoas com necessidades especiais, bancadas para corte de cabelo e barba, prateleiras, penduradores e caixas para toalhas de banho, roupas, calçados e material de higiene corporal. Toda essa ação é oferecida gratuitamente aos necessitados em situação de rua e – além de percorrer as ruas de Salvador em alguns horários das quartas-feiras -, o Busão fica disponível em sua base na Cidade da Luz, na Boca do Rio, durante o dia.

De acordo com José Medrado, a condução do veículo, acolhimento, atendimento e orientação às pessoas usuárias do benefício são feitas por voluntários da Cidade da Luz, incluindo colaboradores com vivência no trabalho com população de rua. Para ele, a escolha do termo “busão”, bem baiano, foi utilizado a fim de gerar um ambiente de familiaridade e empatia para os usuários do serviço.

O custo do projeto, que almeja rodar de segunda a sexta-feira, em breve, considerando aquisição do ônibus e adaptação projetada, é de R$ 180 mil, e conta com o apoio de pessoas e empresários que tenham a convicção de que, convergindo para o Bem, é possível impactar positivamente muitas vidas. Para fazer doações, basta seguir o link http://vaka.me/2088811

A pandemia causada pelo Novo Coronavírus, desde março de 2020, exigiu adaptação das atividades sociais oferecidas pela Casa, mas o trabalho de assistência social voltado às instituições carentes não parou, como o trabalho médico em todo o seu amplo aspecto. Segundo o médium, com este viés neste período de pandemia, a Cidade da Luz intensificou sua ação voltada à população em situação de rua, contingente que se avoluma a cada semana, mostrando o quanto de carência existe na nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *