Câmara aprova reforma administrativa enviada pelo prefeito João Gualberto

Para dinamizar a gestão e priorizar a geração de emprego, Município estingue três pastas e cria Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda

A Câmara de Vereadores de Mata de São João aprovou hoje (2), por unanimidade, o projeto do prefeito João Gualberto, que trata da reforma administrativa do Município. No novo ordenamento da gestão, fica instituída a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda e extintas as secretarias de Esporte (que passa a ser uma subsecretaria vinculada à Educação, assim como a Cultura), Regularização Fundiária e a Subprefeitura do Litoral.

A secretaria de Cultura e Turismo passa a ser só de Turismo; a de Planejamento, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Trabalho agora é Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a de Ação Social passou a ser denominada de Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza; e a de Educação agora é Educação Cultura e Esporte. Saúde, Administração e Finanças; Agricultura e Pesca; e Obras e Serviços Públicos continuam com as mesmas nomenclaturas.

Emprego e renda – “Estes são ajustes necessários para dar mais dinâmica e eficiência à gestão e que se enquadram com as novas realidades. Sobretudo nos cenários econômico e social que passamos a enfrentar com a pandemia do coronavírus”, explica Gualberto. Ele destacou a criação da nova pasta, a de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda.

“A geração de emprego e a qualificação dos jovens terão prioridade total nesta nova gestão. Por isso entendemos a necessidade de criar uma secretaria que cuide diretamente destes temas”, salienta o Prefeito de Mata de São João. Gualberto já havia governado o município de 2005 à 2012.

Tanto o atual gestor, quanto Marcelo Oliveira (2012 a 2020) conseguiram transformar a educação, a saúde, a infraestrutura e os serviços públicos de Mata. Agora, o grande desafio, de acordo com novo prefeito, é vencer um dos maiores problemas econômicos e sociais do planeta, que é o déficit de empregos.

Quem assume a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda é o empresário Joel Feldman. Presidente da rede de Supermercado Cesta do Povo, Feldman já foi secretário de planejamento e Meio Ambiente do Município, da segunda gestão de Marcelo Oliveira.

A chefe da Contabilidade da Prefeitura, Rita Miranda, assume a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza; a Bióloga Yuka Fujiki é a titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; e Alexandre Rossi volta à Secretaria de Turismo; depois de dois anos.

Já as secretarias de Obras e Serviços Públicos; Administração e Finanças; Saúde; Educação, Cultura e Esporte; e Agricultura e Pesca; continuam sob o comando de Áureo Franco Júnior, Naira Fidalgo, Tatiane Rebouças, Alex Carvalho e Adriana Nunes, respectivamente. Manuela Amaral e Diana Mendes continuam como Controladora Geral e Assessora Jurídica Geral.

Fotos: Divulgação 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *