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Campanha de conscientização sobre o retinoblastoma alerta para a necessidade de crianças serem levadas aos oftalmologistas desde bebês

No último fim de semana, o jornalista e apresentador Tiago Leifert e sua esposa Daiana Garbin, também profissional de imprensa, lançaram a campanha “De Olho nos Olhinhos”, em São Paulo, com o objetivo de promover a conscientização sobre o retinoblastoma, um tipo raro de câncer no olho e que acomete Lua, a filha do casal desde seu primeiro ano de vida. A doença surge, em geral, em crianças até os cinco anos de idade, um dos motivos que torna o diagnóstico precoce muito mais complexo e importante.

Em entrevista, a oftalmopediatra Marta Hercog, da Oftalmoclin, empresa do Grupo Opty, explicou que a doença é marcada pelo crescimento descontrolado de células da retina (fina membrana, no fundo do olho, que transforma a luz em visão). O principal sinal da doença é o reflexo branco da pupila, que se parece com o brilho dos olhos de um gato quando iluminados à noite.

“As crianças também podem ficar estrábicas (vesgas), ter dor e vermelhidão nos olhos ou perder a visão”, explica a médica. O diagnóstico precoce, através do exame oftalmológico no primeiro ano de vida e depois em intervalos regulares, permite o tratamento, com laser ou congelamento da lesão, e a preservação da visão e da vida da criança. Em casos mais avançados, pode-se indicar quimioterapia, radioterapia ou mesmo a remoção do olho afetado.

Saiba como identificar sinais de problemas de visão em crianças

Para a especialista, nunca é cedo demais para o primeiro exame oftalmológico e a primeira avaliação dos olhos do bebê deve ser feita logo após o nascimento, por meio do teste do olhinho. A partir de então, recomenda-se a visita a um oftalmologista antes da criança completar um ano, apresentando ou não qualquer sintoma diferente, pois essa visita pode revelar identificar catarata congênita, desvios oculares, tumores, glaucoma, estrabismos e infecções, além de outras condições.

“Em casa, observe o comportamento visual das crianças no dia a dia: durante brincadeiras, e, quando maior, na aprendizagem escolar. As dificuldades escolares podem ter relação com problemas de visão”, destaca Marta Hercog. Quanto mais cedo os pais perceberem qualquer pequena alteração na visão do seu filho e o levarem ao oftalmologista, melhores serão as chances de um tratamento mais eficiente.

Câncer nos olhos

Embora o retinoblastoma tenha voltado à cena com a campanha, outros tipos mais frequentes de câncer podem afetar a visão de pessoas em diferentes idades, motivo que reforça a necessidade de visitar o oftalmologista periodicamente. Conforme explica a oftalmologista, existem os carcinomas que acometem as pálpebras e a superfície do olho e o melanoma que, semelhante ao retinoblastoma, pode atingir o fundo do olho e somente ser percebido em fases mais adiantadas.

Pessoas de pele clara, que trabalham expostas ao sol e que fumam apresentam maior risco de desenvolver essas neoplasias. Uma ferida ou caroço na pálpebra que não quer sumir, uma mancha branca ou enegrecida na superfície do olho ou um embaçamento visual progressivo podem ser sinais de câncer nos olhos. Entretanto, alguns tumores têm crescimento muito rápido e nas fases iniciais os pacientes podem não ter nenhum sintoma, assim, um acompanhamento médico regular com visitas rotineiras é fundamental.

O diagnóstico nas fases mais precoces permite um tratamento conservador que pode preservar a visão. Mas, conforme pontua Marta Hercog, infelizmente alguns pacientes procuram atendimento já com o tumor avançado e a única alternativa que resta ao médico é a remoção do olho, para preservar a vida. Proteção solar com bons óculos escuros e manter hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercício físico, boa alimentação e evitar vícios como o tabagismo são formas de evitar o aparecimento dessas doenças.

Sobre o Opty

O Grupo Opty nasceu em abril de 2016, a partir da união de médicos oftalmologistas apoiados pelo Pátria Investimentos, que deu origem a um negócio pioneiro no setor oftalmológico do Brasil. O grupo aplica um novo modelo de gestão associativa que permite ampliar o poder de negociação, o ganho em escala e o acesso às tecnologias de alto custo, preservando a prática da oftalmologia humanizada e oferecendo tratamentos e serviços de última geração em diferentes regiões do País. Nesse formato, o médico mantém sua participação nas decisões estratégicas e concentra seu foco no exercício da medicina.

Atualmente, é o maior grupo de oftalmologia da América Latina, agregando 26 marcas, totalizando 81 unidades, mais de 2.850 colaboradores e 1350 médicos oftalmologistas. Além das marcas próprias HOBrasil (BA, DF, RJ e SP) e Centro Oftalmológico Dr. Vis (DF,PE, RJ e SC), fazem parte dos associados: o Hospital Oftalmológico de Brasília (DF), Hospital de Olhos INOB (DF), Hospital de Olhos do Gama (DF), Visão Hospital dos Olhos (DF), Instituto de Olhos Freitas (BA), o DayHORC (BA), Instituto de Olhos Villas (BA), Oftalmoclin (BA), OftalmoDiagnose (BA), Hospital de Olhos Santa Luzia (AL), Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem (SC), Centro Oftalmológico Jaraguá do Sul (SC), Sadalla.Smart (SC), HCLOE (SP), Visclin Oftalmologia (SP), Eye Center Oftalmologia (RJ), COSC (RJ), Oftalmax Hospital de Olhos (PE), UPO Oftalmologia – Unidade Paulista de Oftalmologia (SP), HMO – Hospital Medicina dos Olhos (SP), Visão Center (PE), ÍrisOftalmo (PE) e CEOP – Centro de Olhos do Pará (PA). Visite www.opty.com.br.

Imagem: ilustração | Freepik

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