CBMBA inicia curso de Busca e Salvamento em Áreas Rurais

Vinte e três militares, sendo 20 integrantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), dois do Exército Brasileiro (EB) e um da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram nesta segunda-feira (11) o curso de Busca e Salvamento em Áreas Rurais. Realizado pelo CBMBA, o curso tem como objetivo capacitar os participantes para que ele possam melhorar os salvamentos e outros atendimentos de emergência em ambientes rurais de maior complexidade, principalmente decorrentes de desastres naturais.

“Nossa premissa é capacitar toda nossa tropa para que consigamos levar o melhor atendimento aos cidadãos. Para que eles possam seguir todos os protocolos internacionais de segurança de forma segura, sempre oferecendo o melhor com cuidado e atenção”, explicou o comandante-geral da instituição, o coronel BM Adson Marcehsini.

Para o capitão BM Márcio Estrela, esse curso é mais uma conquista para a tropa. “Vamos oferecer aos nossos militares os conhecimentos necessários para o realizar ações e operações de busca e salvamento, e atendimento de emergências no ambiente rural, condicionando-os ao perfeito desempenho dessas atividades, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista comportamental. Observando-se, para tanto, o emprego das mais atualizadas técnicas e táticas operacionais, bem como a observação dos padrões de procedimentos operacionais de bombeiros”, explicou o oficial.

O curso de Busca e Salvamento em Áreas Rurais vai ter duração de três semanas (de 11 a 30 de julho) e carga horária de 224 h/a. As aulas serão divididas em teorias e práticas e vão acontecer nos mais variados biomas do Estado. As regiões de Caatinga, serrado (Chapada Diamantina) e mata atlântica (Sul da Bahia) serão alguns dos cenários onde os alunos terão atividades nas cidades de Paulo Afonso, Lençóis e Ilhéus.

Foto: Divulgação/SSP-BA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.